CLA Lança FTI Que Não o Atinge Apogeu Esperado

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (01/08) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o primeiro lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) da "Operação Fogtrein II - 2011", ocorrido ontem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) não atingiu o apogeu esperado.

Duda Falcão

Geral

CLA Lança Foguete de Treinamento,
que não Atinge Apogeu Esperado

Lançamento da Operação Fogtrein II 2011 faz
parte do treinamento de técnicos do programa
espacial; novo lançamento acontecerá amanhã

O Estado do Maranhão
01/09/2011

Douglas Júnior
Foguete de treinamento atingiu o
apogeu de 39 mil metros
Não alcançou o apogeu esperado o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado ontem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), como continuidade da Operação Fogtrein II 2011. O resultado não atrapalha o programa espacial de treinamento do CLA, que tentará corrigir as possíveis falhas durante o lançamento de outro FTI previsto para amanhã.

O FTI, que está em fase de certificação para fins comerciais, alcançou um apogeu de 39.181 m e uma distância de 50,9 km num vôo que durou 3,10 minutos. O Centro esperava um apogeu de 52 metros, 13 metros a mais do que foi registrado. O foguete caiu em alto mar, numa área previamente isolada pelo CLA. “Houve um desempenho menor do que o esperado do veículo, o que nos leva a verificar o que aconteceu na sua dinâmica do vôo”, disse o coronel Ricardo Rangel, diretor do CLA.

De acordo com o coronel Rangel, o fato de o FTI não ter alcançado o apogeu não atrapalha a preparação do Centro para operar o Veículo Lançador de Satélites (VLS), previsto para 2012 ou 2013. “Qualquer lançamento feito pelo CLA visa preparar os meios. A identificação de qualquer falha, portanto, nos leva a corrigir o problema. Esse é um passo que ajuda a nos preparar para os próximos lançamentos”, enfatizou.

Ele falou que a expectativa é de sucesso para o lançamento do FTI previsto para amanhã. “Temos a intenção de fazermos o lançamento nas mesmas condições que fizemos este, até para testar novamente o veículo. A idéia é de que ele seja lançado a uma elevação de 72º com previsão de atingir 52 km”, afirmou.

Tecnologia -- O objetivo do CLA para 2012 é expandir esse tipo de tecnologia (FTI) para outros países, o que fortalecerá o projeto espacial do Brasil. O projeto do FTI foi iniciado em 2008 com uma tecnologia que abrangia outra especificidade técnica de veículo. A atenção, nos primeiros meses, se voltou à carga útil do equipamento, o que permitiu o desenvolvimento da tecnologia do Foguete de Treinamento Básico (FTB) para o FTI, elaborado com êxito.

Com a consolidação da tecnologia, a maior vantagem para o país diz respeito à possibilidade de colocar satélites em órbita. Com isso, há avanços científicos e na concretização de parcerias com outros países e a possibilidade de comercialização dos veículos com os demais centros de lançamentos de foguetes do mundo.

Fogtrein – A Operação Fogtrein II 2011 é a segunda de cinco que serão realizadas este ano. No ano passado, o CLA realizou sete lançamentos, todos bem-sucedidos. Inicialmente, estavam previstos para este ano 14 lançamentos, mas foram reduzidos a oito devido ao corte no orçamento, de R$ 50 milhões, destinado à Ciência e Tecnologia.

O corte no orçamento, no entanto, não prejudica o CLA para o desenvolvimento e lançamento do VLS, previsto para os anos de 2012 e 2013 na nova Torre Móvel de Integração (TMI), que deverá ser entregue no primeiro semestre de 2012. O lançamento de FTB e FTI visam especificamente o aperfeiçoamento e o lançamento do projeto VLS.

Em julho do ano passado, quando a TMI foi apresentada pela primeira vez à imprensa, apenas a estrutura estava concluída. Hoje, os sistemas estão em fase de instalação no entorno da plataforma e já foram colocadas torres para proteção de descargas elétricas causadas por raios e para medição de ventos. A obra da TMI, orçada em R$ 44 milhões, encontra-se na etapa de acabamentos eletrônicos e fase de comunicação dos sistemas da casamata e a casa de apoio.

Números

72º foi a elevação do lançamento do foguete

39.181m foi o apogeu alcançado

50,9m foi a distância que o veículo caiu


Fonte: Jornal “O Estado do Maranhão” - pág. 05 - 01/08/2011

Comentário: Não é possível leitor, agora a entrega da TMI ficou para o primeiro semestre de 2012. Das duas uma, ou o corte do orçamento prejudicou a concretização desse equipamento ou está havendo algum problema técnico na instalação do mesmo, já que errar na previsão de entrega de um equipamento pode até acontecer, mas não com mais de um ano de atraso em relação à primeira previsão (outubro de 2010). Tem algo de muito errado ai. Outra coisa que preocupa é o que diz o Cel. Ricardo Rangel: “o fato de o FTI não ter alcançado o apogeu não atrapalha a preparação do Centro para operar o Veículo Lançador de Satélites (VLS), previsto para 2012 ou 2013”. Essa incerteza passada pelo coronel na previsão do ano de lançamento do primeiro vôo tecnológico do VLS (VLS-1 XVT-01) me parece ser o primeiro ensaio de algo que começa a ficar claro para o Comando da Aeronáutica, o que é algo em nossa opinião inadmissível, inaceitável e está na hora da comunidade científica deste país tomar uma posição perante ao governo DILMA. Não existe mais espaço para atrasos nesse programa VLS, e o governo tem de parar com a conversa mole e tomar as providências necessárias para cumprir esse cronograma, como também tomar as decisões que crie as condições necessárias para que as instituições envolvidas com o PEB possam desenvolver suas missões de forma adequada. Isto é uma vergonha. Aproveitamos para agradecer uma vez mais ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desta matéria.

Comentários

  1. Fica mais uma vez evidente que não existe nenhum compromisso do PEB com metas ou prazos, as coisas simplesmente vão acontecendo quando e como acontecerem.

    Isto já virou um hábito tão arraigado que é tratado como natural mesmo por aqueles que estão diretamente envolvidos, e que vêem seus esforços (suponho que pelo menos alguns se esforcem) simplesmente ignorados pelo total descaso dos responsáveis pelo programa. Imagine quem já tem seu trabalho pronto e conferido receber a notícia de que terá que esperar mais um ano, depois mais outro, e por aí vai... .

    Não vai ser nada fácil mudar isso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro!

    Fica realmente claro, mas lhe afirmo que o problema não é o DCTA/IAE e sim o governo DILMA. Desde que o atual ministro da Ciência e Tecnologia e agora Inovação (MCTI) foi indicado para o cargo, deixei claro aqui no blog a minha posição de que existia a possibilidade de cozinharem o PEB, pois o Mercadante não seria o nome indicado se realmente a presidente DILMA tivesse a intenção de mudar o atual rumo da Política Espacial Brasileira. Está ai o resultado.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Os erros de "ortografia" são feios.
    "O Centro esperava um apogeu de 52 metros, 13 metros a mais do que foi registrado"
    "50,9m foi a distância que o veículo caiu"

    Abraços

    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo!

    Normal, erros acontecem em todos os jornais do país e fora dele. Mesmo não sendo uma justificativa, não podemos esquecer que somos humanos e portanto sujeito a erros.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário