Projeto Ubatubasat Será Destaque na VIII SEA USP

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (12/08) no site da “Prefeitura Municipal de Ubatuba (SP)” destacando que o Satélite de Ubatuba (Tancredo-1) será um dos destaques da “VIII Semana de Engenharia Aeronáutica da USP (VIII SEA USP).

Duda Falcão

Satélite Construído por Alunos de
Ubatuba Será Destaque em Semana de
Engenharia Aeronáutica da USP

Satélite Tancredo 1 será lançado na Califórnia ainda este ano

Assessoria de Comunicação - PMU
12/08/2011

Foto: Elaine Pinho
Professor com alunos que trabalham
na construção do satélite
O professor de matemática da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, Candido Osvaldo de Moura, participará neste mês da VIII SEA USP - Semana de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo. A organização do evento convidou o professor para expor o seu trabalho sobre o projeto UbatubaSat, a construção de um satélite artificial por alunos na faixa etária de 10 a 11 anos. “Confesso que fiquei surpreso com o convite, afinal trata-se da maior universidade brasileira em pesquisa científica no Brasil. Apresentarei o nosso projeto e espero que nossa experiência contribua bastante para os presentes”, afirmou o professor.

Em junho desse ano, professor Candido esteve em Okinawa, no Japão, participando como palestrante do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science). Candido participou do congresso apresentando o artigo científico “Space Education and Public Outreach for Aerospace Engineering in a Brazilian Perspective” (Espaço de Educação e Sensibilização do público para a Engenharia Aeroespacial, em uma perspectiva brasileira), que conta a história da experiência em construir um satélite com crianças.

O satélite Tancredo 1 é o nome do satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves. A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na construção de placas, soldagem e programação dos quatro circuitos que irão controlar o satélite.

O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite, que será lançado ainda este ano, deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Ubatuba (SP) - http://www.ubatuba.sp.gov.br/

Comentário: Muito bom, e parabenizo o professor Cândido Moura e toda sua equipe pelo sucesso que vem alcançando, e a USP por tê-lo convidado para esse evento. Em entrevista ao nosso blog recentemente (veja a nota: “Entrevista com o Idealizador do Projeto UBATUBA SAT”) o professor se colocou a inteira disposição para realizar palestras sobre esta iniciativa para instituições interessadas, desde que consiga conciliar essa atividade com as aulas que ele ministra na escola de Ubatuba (para contato veja a matéria do blog), o que consideramos uma atitude nobre do professor Moura demonstrando sua preocupação em compartilhar sua experiência, visando com isso o desenvolvimento da educação de qualidade em nosso país. Parabéns ao professor por essa sua nobre atitude.

Comentários