Observatório BioAstronômico COSMOS, Exemplo no RS

Olá leitor!

O blog “BRAZILIAN SPACE" é um entusiasta das iniciativas de instituições não governamentais que apóiam de alguma forma a divulgação da tecnologia espacial e das ciências espaciais para nossas crianças e jovens.

Exemplos como o do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) de Bezerros (PE), do Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos dos Goytacazes (RJ), do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) de Araçatuba (SP) e do Centro de Estudos do Universo (CEU), em Brotas (SP), além de iniciativas de empresas como a Acrux Aerospace Technologies, Edge Of Space e Coyote Rockets Company, são exemplos que merecem grande destaque nessa área.

Qual não foi a minha surpresa, quando ontem navegando pela net descobrir mais uma instituição, esta gaúcha, que também vem realizando um grande trabalho tanto na área de divulgação da Tecnologia Espacial, do Programa Espacial Brasileiro, das Ciências Espaciais e correlatas como também outras áreas das ciências que me deixou bastante impressionado.

Trata-se do “Observatório BioAstronômico COSMOS” que acredito atue tanto na cidade de Santa Maria, quanto na cidade de Itaara, ambas no Rio Grande do Sul.

Essa instituição gaúcha vem realizando atividades em áreas como Astronomia, Astronáutica, Ciências Espaciais e da Terra, Educação Ambiental como também bem recentemente na área de Paleontologia.

Veja abaixo uma interessante reportagem da TV Santa Rosa da Rede Brasil Sul (RBS) exibida em 15/03/2011 sobre a passagem do Projeto “Astronomia na Escola” do “Observatório BioAstronômico COSMOS” pela cidade de Alegria (RS).

Reportagem da TV Santa Rosa
Rede Brasil Sul (RBS) - 13/03/2011

Já abaixo, segue um vídeo com imagens de uma das atividades na área de lançamentos de foguetes quem vem sendo realizada por todo o estado do Rio Grande do sul por essa instituição na presença de jovens estudantes.

Lançamentos de Foguetes no Rio Grande do Sul

Apesar de aparentemente essas atividades de lançamentos de foguetes do “Observatório BioAstronômico COSMOS” serem exclusivamente de exibição e não de competição entre os participantes, considero já uma avanço muito grande se levarmos em conta o modelo adotado pela "Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)".

Chamo atenção do leitor que o modelo de foguete lançado nessa dia, foi uma maquete de um dos foguetes produzidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mais precisamente do foguete de sondagem VS-40.

O blog "BRAZILIAN SPACE" parabeniza o “Observatório BioAstronômico COSMOS” pelo excelente trabalho que vem realizando no Rio Grande do Sul e se coloca a inteira disposição para divulgar suas atividades, quando assim seus responsáveis acharem necessário.

Para maiores informações visite o site da instituição pelo link: http://www.cosmosbr.org.br/

Duda Falcão

Comentários

  1. gostei da visita no COLEGIO TEUTONIA FOI MUITO BEM EXPLICADO

    ResponderExcluir
  2. vejo em muitas cidades do RS os professores falam muito bem do trabalho deste observatório

    ResponderExcluir

Postar um comentário