Estudantes do Ensino Médio de SJC Visitam o IEAv

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (27/06) no site do “VNews” destacando que estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região de São José dos Campos visitaram em 27/06 as instalações do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde puderam conhecer os avanços da tecnologia desenvolvida neste instituto.

Duda Falcão

Nossa Região

Estudantes Visitam Instituto
de Estudos Avançados do CTA e
Conhecem Avanços da Tecnologia

27/06/2011
Atualizado em: 19h21min

Estudantes de escolas públicas e privadas do estado visitaram nesta segunda-feira (27) o Instituto de Estudos Avançados do CTA, em São José dos Campos. Eles participam de um seminário que pretende mostrar ao público o que os cientistas da região estão fazendo, e o que pode virar realidade no futuro.

Jornal 2ª Edição da TV Vanguarda – 27/06/2011

"Eles têm a oportunidade de mostrar para a comunidade cientifica, principalmente aqui do IEAv, o que eles realizaram e ter a possibilidade de ter uma crítica positiva, de como melhorar,” conta o organizador Capitão Rafael Paes.

O 14X, um protótipo de um avião supersônico de tecnologia brasileira, está em exposição. A aeronave não tripulada pode chegar a uma velocidade dez vezes maior que a do som. Movido a hidrogênio, é mais barato e ainda tem mais espaço para a carga. O projeto ainda está em fase de testes.

“Nós jovens não temos ideia que existem todas estas experiências no Brasil, só ouvimos falar de outros países produzindo satélites, mas no Brasil foi uma surpresa,” afirma a estudante Iara de Sousa.

“Eles veem na prática aquilo que na teoria entendem que seja muito distante deles, viram que é possível e que está na mão deles,” explica a professora Iracy Emerick.


Fonte: Site VNews - http://www.vnews.com.br/

Comentário: Trago essa notícia um pouco antiga para enfatizar a necessidade de que essas iniciativas precisam sejam ampliadas para estudantes de outras regiões do País. Para tanto, o MCT e o MEC, precisam estabelecer parcerias com os governos estaduais visando viabilizar a viagem desses estudantes para conhecerem as instalações das instituições de alta tecnologia do país. Isso é visão, planejamento, atitude, vontade política de investir na educação de qualidade para que a nossa sociedade dê o salto necessário para enfrentar com propriedade as adversidades que a sociedade brasileira do futuro terá que enfrentar.

Comentários