DCTA Visita a Empresa Orbital

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (04/08) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando que uma comitiva liderada pelo Diretor-Geral do DCTA, Ten. Brig. do Ar Ailton dos Santos Pohlmann visitou a empresa Orbital Engenharia Ltda localizada em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

DCTA Visita a Empresa Orbital

04/08/2011

Em cumprimento à missão organizacional, o DCTA tem realizado visitas às diversas empresas do segmento aeroespacial com o objetivo de verificar as capacidades instaladas, o acompanhamento dos projetos desenvolvidos entre a empresa e o Comando da Aeronáutica, além de conhecer as propostas futuras de oportunidades.

Sob este contexto, e dando início ao ciclo de visitas do segundo semestre, no último dia 21 de julho, o Exmo Sr Diretor-Geral do DCTA, Ten. Brig. de Ar Ailton dos Santos Pohlmann, acompanhado de uma comitiva de oficiais-generais e oficiais do DCTA e do IAE, visitou a empresa Orbital Engenharia Ltda localizada em São José dos Campos.

A comitiva foi recebida pelo seu presidente, senhor Célio Costa Vaz, que, antes da visita aos laboratórios, fez uma apresentação onde foram abordados os projetos desenvolvidos conjuntamente com o IAE, os produtos desenvolvidos em parceria com o INPE, além dos novos desafios propostos ao DCTA, alinhados com a atualidade do Programa Espacial Brasileiro.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Pelas fotos nota-se a competente comitiva formada pelo Ten. Brig. Ailton dos Santos Pohlmann para acompanhá-lo nesta visita a Orbital Engenharia composta pelo Brig. Eng. Francisco Carlos de Melo Pantoja (diretor do IAE), Brig. Eng. Carlos Antônio Kasemodel (DCTA), Cel. Av. Avandelino Santana Junior (Subdiretor de Espaço do IAE) que são personalidades militares importantes e marcantes do Programa Espacial Brasileiro, entre outros oficiais que não conheço. Vale lembrar que a Orbital Engenharia está atualmente envolvida com diversos projetos do IAE, como o projeto do “Sistema de Alimentação de Motor Foguete (SAMF)”, o projeto da “Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)”, o projeto da “SARA Suborbital” entre outros, além de estar envolvida com os projetos dos satélites CBERS, Amazônia-1, Lattes-1, a plataforma PMM entre outros, todos estes ligados ao INPE. Entretanto, o blog desconfia que o que motivou à visita da comitiva do DCTA a empresa Orbital Engenharia, tenha sido a oferta da empresa para o desenvolvimento de um sistema de satélites de coleta de dados que interessa ao Ministério da Defesa, além é claro de discutir os projetos já em curso.

Comentários