CLBI Participa de Nova Operação do Foguete Ariane-5

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (16/08) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando a participação , da estação de Natal do CLBI no lançamento dos satélites ASTRA 1N e BSAT 3C da “Operação Ariane V203".

Duda Falcão

Diário de Bordo da Operação Ariane V203

16/08/2011
Ariane V203

A viagem dos satélites ASTRA 1N e BSAT 3C começou a ser preparada no Centro Espacial Guianês (CSG), pelo menos, 3 meses antes da partida. Esta fase compreendeu a chegada dos satélites e do foguete Ariane 5 em terras francesas na América do Sul, onde foram realizados trabalhos intensivos de integração e testes entre atores.

Em paralelo, era feita a preparação dos meios de solo no CSG e nas estações remotas pertencentes à cadeia operacional Ariane: Galliot (na Guiana Francesa), Natal (no Brasil), Ascension (ilha inglesa no Atlântico sul), Libreville (no Gabão) e Malindi (no Quênia).

Cada uma dessas estações foi preparada para escrever uma parte específica da história dessa viagem, ao longo da visibilidade radioelétrica da trajetória do veículo, por cada uma delas.

Uma singularidade: todas as estações são mantidas e operadas por técnicos europeus de países membros da Agência Espacial Européia (ESA), exceto a estação em terras brasileiras, cujos operadores são servidores públicos pertencentes ao efetivo do CLBI.

O vôo aconteceu em 6 de agosto de 2011, assinalando a 188ª participação sem erros, da estação de Natal, na saga do Ariane. Nesta participação Natal recebeu diretamente do foguete e repassou para o CSG, via satélite, informações essenciais para a Segurança de Vôo do veículo e dos seus satélites passageiros.

Este vôo foi dedicado à Europa (Luxemburgo) e Ásia (Japão) onde foram posicionados os satélites ASTRA 1N e BSAT 3C, que ficarão por um tempo médio de 15 anos oferecendo serviços de televisão direta àquelas regiões.

Para as equipes do CLBI, restou no fim da noite do sábado, o orgulho de ver a sua instituição mais uma vez marcar presença nessa restrita comunidade espacial internacional e o sentimento maior de MISSÃO CUMPRIDA!



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentários