Cascavel Recebe Astrônomos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (18/08) no site do “Jornal da Ciência” do SBPC destacando que a cidade paranaense de Cascavel será palco entre os dias 25 e 27/08 do “21º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA)”.

Duda Falcão

Notícias

Cascavel Recebe Astrônomos

Jornal da Ciência
Ascom da OBA
18/08/2011

A cidade de Cascavel, no Paraná, será palco do 21º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), entre os dias 25 e 27 de agosto.

No encontro, onde se reunirão universitários, professores, acadêmicos, astrônomos profissionais e amadores, haverá apresentações de estudos referentes à astronáutica, à cosmologia, à astrobiologia e às novas técnicas de ensino de astronomia e astronáutica.

Por meio de oficinas lúdicas que usam materiais de baixo custo, mas altamente criativos, os professores serão instruídos a explicar de maneira mais simples os fenômenos básicos da astronomia aos seus alunos. E toda escola que estiver representada no evento receberá gratuitamente, numa das oficinas, uma luneta, chamada Galileoscópio, que será montada pelos professores.

O EREA tem como proposta discutir e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia, além de divulgar a importância dessa ciência para escolas e universidades em âmbito regional. "Nosso principal objetivo é realizar a integração entre educadores, pesquisadores e astrônomos", enfatiza João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Para ele, o encontro também vai contribuir para a capacitação de professores dos ensinos fundamental e médio, além de acadêmicos de diversos campos do conhecimento. "Certamente, os professores sairão do evento melhor preparados para o ensino da Astronomia."

Os EREAs nasceram como um dos programas de comemoração do Ano Internacional da Astronomia (AIA), em 2009, no Brasil. No primeiro ano, foram realizados três encontros. Já em 2010, outros nove. Entre fevereiro e julho de 2011, oito. E até dezembro serão realizados mais cinco.

Os recursos para a organização dos EREAs são provenientes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), do INESPAÇO (Instituto de Estudos do Espaço), da OBA e dos organizadores locais.

Mais informações no site www.ereacascavel.com


Fonte: Site do Jornal da Ciência da SBPC – 18/08/2011

Comentários