Astrium se Fortalece no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante nota postada dia (03/08) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski, destacando que a Astrium, divisão espacial do grupo europeu EADS, está se fortalecendo no Brasil.

Duda Falcão

Astrium se Fortalece no Brasil

03/02/2011


A Astrium, divisão espacial do grupo europeu EADS, está se fortalecendo no País. Em dezembro de 2010, a empresa fez um novo aporte de capital na indústria Equatorial Sistemas, de São José dos Campos (SP), da qual é acionista, em linha com sua estratégia de usá-la como plataforma industrial para novos projetos no Brasil e na América do Sul. Numa reestruturação organizacional do grupo, o experiente executivo Jean-Noel Hardy, ex-presidente da Helibras, e que desde junho de 2009 respondia pelas atividades da Astrium no Brasil, teve seu escopo de atuação ampliado, passando a também responder por todo o mercado latino-americano.

No final de 2010, o grupo conquistou alguns sucessos junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Sua subsidiária SODERN fornecerá sensores de estrelas para o satélite de observação terrestre Amazônia-1, baseado na Plataforma Multimissão (PMM), e a Equatorial Sistemas foi selecionada para desenvolver e fabricar o gravador digital de dados do mesmo satélite.

Durante a LAAD 2011, a Astrium e a Equatorial Sistemas apresentaram a câmera HIRIS (Hyperspectral Imager for Remote Intelligence & Surveillance) (foto acima), desenvolvida no Brasil com recursos da FINEP, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O sensor pode ser usado numa variedade de plataformas, tais como aviões, helicópteros e veículos aéreos não tripulados (VANTs), em aplicações militares, como a detecção de alvos, camuflagens e minas terrestres, e civis, na identificação de materiais, monitoramento de meio ambiente, agricultura, mitigação de desastres e planejamento urbano.

Fonte: Coluna Defesa & Negócios, de André M. Mileski, publicada na edição nº 125 da revista Tecnologia & Defesa.

Comentário: em complemento a nota acima, importante mencionar a compra da Vizada, no início desta semana, pela Astrium (ver a postagem "EADS Astrium compra a Vizada"), que acabará por ampliar o escopo de atuação da empresa na região.


Fonte: Blog Panorama Espacial – André Meliski

Comentário: Tenho uma opinião muito pessoal sobre a empresa "Equatorial Sistemas" que foi uma empresa brasileira (hoje pertence ao grupo EADS Europeu) que desenvolveu parte de sua tecnologia espacial com recursos do povo brasileiro e que por incompetência do governo foi repassada para EADS. Veja o caso dessa Câmara HIRIS que estamos comprando da Astrium/EADS/Equatorial Sistemas para o satélite Amazônia-1 sem qualquer exigência de transferência de tecnologia durante o processo para uma empresa verdadeiramente brasileira. Em outras palavras, continuaremos dependendo da Astrium ou de qualquer empresa estrangeira nos próximos satélites quando precisarmos de um equipamento como esse novamente. Para um País que quer ser alto-suficiente no processo de desenvolvimento e fabricação de satélites essa atitude evidentemente vai de encontro com esse objetivo. Entretanto, não é o que pensam os responsáveis e chamados especialistas do governo, e assim a Astrium faz a festa na casa de Joanna, fazer o que?

Comentários