IAE Participa do IX SEMETRA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/07) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto participou do "IX Seminário de Metrologia Aeroespacial (IX SEMETRA)".

Duda Falcão

IAE Participa do IX SEMETRA

Campo Montenegro
11/07/2011

O Instituto de Aeronáutica e Espaço participou do IX SEMETRA (Seminário de Metrologia Aeroespacial), evento ocorrido de 05 a 07 de julho no Auditório B do ITA.

No evento, que foi realizado sob o lema “Metrologia no Setor Aeroespacial: a medida de nossa precisão”, foi enfatizada a importância da confiabilidade metrológica para as ações do COMAER nos setores aeronáutico e aeroespacial, lembrando que “medir, calibrar e ensaiar são garantias fundamentais para a segurança de vôo, a operacionalidade da FAB e o desempenho de nossos veículos aeroespaciais”.

Segundo palavras do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann, “o DCTA trabalha sempre em prol de uma força aérea operacional forte, através da consciência metrológica alinhada a um sistema de metrologia aeroespacial consciente”.

No IX SEMETRA, o antigo entusiasta da Metrologia, o servidor aposentado Sebastião Marimoto, da antiga Divisão de Motores (PMO) do IAE recebeu uma homenagem pela contribuição para implantação do Sistema de Metrologia Aeroespacial.

Laboratórios dos institutos do DCTA foram homenageados no Seminário, dentre eles os do Instituto de Aeronáutica e Espaço, que implantaram e são auditados pelo SISMETRA (Sistema de Metrologia Aeroespacial) pela norma ISO/IEC 17025. A entrega da Declaração de Reconhecimento de Competência Metrológica foi entregue ao Vice-Diretor do IAE, Cel Int BRASILEIRO.

O presente termo de Declaração de Reconhecimento de Competência Metrológica tem validade pelo período de um ano, a contar da data de emissão (01/jul/2011), podendo ou não ser renovado, em função do desempenho a ser verificado na próxima auditoria metrológica.

Laboratórios homenageados do IAE (09):

• Laboratório de Caracterização Eletromagnética - AMR/LCE,
• Laboratório de Caracterização Físico-Química - AMR/LCFQ,
• Laboratório de Fluorescência e Difração de Raios-X - AMR/LFDRX,
• Laboratório de Materiolografia - AMR/LEMAT,
• Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura - AMR/LEMEV,
• Laboratório Químico de Caracterização de Materiais - AQI/LQCM,
• Laboratório de Análises Instrumentais - AQI/LAI,
• Laboratório de Análises Químicas - AQI/LAQ e
• Laboratório de Propriedades Mecânicas - AQI/LPM.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IAE)

Comentários