INPE Participa de Ação Conjunta em Santa Maria (RS)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (17/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto participou de uma ação conjunta para prevenção de desastres com Defesa Civil Municipal e outras instituições em Santa Maria (RS).

Duda Falcão

INPE Participa de Ação Conjunta para
Prevenção de Desastres em Santa Maria

17/06/2011

Ação coordenada pela Defesa Civil Municipal de Santa Maria contou com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Aplicação em Geotecnologias para Desastres Naturais e Eventos Extremos para a Região Sul do Brasil e Mercosul (Geodesastres-Sul), do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para traçar um plano para prevenção de desastres, os pesquisadores e membros da Defesa Civil Estadual, Exército, Aeronáutica, Cruz Vermelha, Bombeiros, Brigada Militar e Prefeitura Municipal visitaram cinco áreas de risco em Santa Maria, no dia 14 de junho, para identificar locais de maior periculosidade, pontos de chegada para equipes de busca e rotas alternativas.

Foram escolhidas para a visita técnica as áreas que apresentam riscos iminentes de deslizamentos. O grupo percorreu a Vila Bilbio, nas imediações da Barragem Vacacaí-Mirim, a vila Nossa Senhora Aparecida, na região nordeste da cidade, o Morro do Cechella, rua Canários, a vila Bela Vista e rua Passo do Weber no bairro Chácara das Flores.

“Em vários locais foram identificados deslizamentos já ocorridos. Coletamos pontos de GPS e fotos do local para montar um banco de dados com estas informações e com a localização precisa das áreas comprometidas, conforme solicitado pela Defesa Civil Municipal”, disse Tania Maria Sausen, coordenadora do Núcleo Geodesastres-Sul do INPE. Este banco de dados será entregue à Secretaria Nacional de Defesa Civil.

De acordo com a pesquisadora, a prefeitura e a Defesa Civil de Santa Maria já receberam um mapa de áreas com potencial de alagamento, bem como um mapa de declividade da área urbana do município.

“Os dados de GPS que coletamos na ação desta semana serão posteriormente plotados num mapa da cidade gerado a partir de uma imagem Landasat, onde já estão identificados possíveis locais para primeiros socorros e de resgate de vítimas e alojamento de desabrigados, tais como salões de festas, quadra de esportes, escolas, hospitais, postos de saúde, identificando as melhores rotas para se chegar até eles”, explica a pesquisadora.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Hummm, interessante esta notícia. Parabéns ao INPE e a todas instituições envolvidas como essa iniciativa. Espero que a mesma possa ser ampliada para outras partes do país com brevidade para que assim não venha se tornar um fato isolado.

Comentários