Abertas Inscrições para o I Workshop do Projeto PBS

Olá leitor!

A empresa Coyote Rockets Company de São Caetano do Sul (SP) estará promovendo em breve o "I Workshop do Projeto Brasil Skyward".

Como anunciado em nosso blog (veja a nota “Coyote Rockets Lança Dois Projetos Educacionais”) esse é um dos projetos educacionais lançado pela empresa e o mesmo tem por finalidade proporcionar aos interessados em "Ciências Aeroespaciais" a oportunidade do contato direto na construção e lançamento de foguetes espaciais.

Felizmente nos últimos anos iniciou-se no Brasil (ainda que timidamente) a implantação em Escolas e Universidades de cursos de atividades espaciais direcionados a formação de profissionais que atendam as necessidades e a aspiração brasileira de se tornar um player importante no mundo neste setor.

Entretanto, devido ao pouco tempo de implantação desses cursos no país, em algumas dessas universidades a formação desses profissionais ainda passam exclusivamente por aulas teóricas, planilhadas em computadores, vídeos apresentações e pôsteres, muito devido ao alto custo de implantação de laboratórios e oficinas específicas para este tipo de atividade.

Pensando nisso, a Coyote Rockets Company traz aos universitários e universidades interessadas o projeto Brasil Skyward que tem como função criar as condições necessárias para que esses universitários possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de aprender novos conhecimentos com os especialistas da empresa e de trocar experiências com outros estudantes.

Segundo o diretor da Coyote Rockets Company, o senhor Wagner Brito, o Workshop será realizado na “Fazenda Histórica de Jaú” que fica na região de Barra Bonita (próximo a cidade de Jaú-SP), e onde além da programação do evento, os participantes desfrutarão de um ambiente saudável e descontraído, proporcionando assim a tranqüilidade necessária para um melhor aprendizado.

Foto da sede da "Fazenda História de Jaú" local do evento

O programa será realizado num final de semana sendo iniciado no sábado a partir dás 08:00 hrs se estendendo até ás 18:00 hrs do domingo, perfazendo assim um total de 34 horas de instruções, projetos, dinâmica, oficina, construção, estratégias de segurança na plataforma, e lançamento de foguete. Durante a realização da programação serão servidas refeições caseiras típicas da região, feitas na cozinha da própria fazenda.

A programação para os participantes se iniciará logo na chegada a fazenda com uma reunião de confraternização entre todos, e onde após será servido o café matinal.

Após o café, como primeira atividade do evento será realizada uma palestra sobre Espaçomodelismo, Rocketry ou Missilismo (como é conhecido nos EUA) e onde será passado pelos instrutores da empresa (engenheiros e tecnicos na áreas de química, física, eletrônica e aeroespacial) para os participantes informações sobre a técnica de construção de um foguete de propulsão sólida, destacando planilhas e programas que auxiliam na construção bem planejada e tecnicamente equilibrada desses bólidos.

Após a palestra, serão iniciadas as atividades práticas do evento, onde então equipes de participantes serão formadas visando à construção de um motor de classe A100 (100 Newtons) bem como uma fuselagem em PVC, onde cada equipe terá que se empenhar ao máximo para o sucesso de seu projeto, já que estará competindo com as outras equipes, cabendo um prêmio aos vencedores.

No final da tarde, com os foguetes já prontos, as equipes ficarão no aguardo para lançamento e participarão também de um workshop para eliminar todas e quaisquer dúvidas de seus projetos e protótipos, bem como toda a técnica de segurança no manuseio de propelentes, ignição e cuidados na plataforma de lançamento.

A noite a Coyote Rockets fará testes estáticos com motores de várias categorias, para que todos presenciem o deslocamento de ar, a velocidade supersônica dos gases, o barulho assustador e sobretudo o poder de um motor-foguete espacial, e onde então as instruções do dia serão encerradas com uma refeição noturna, tendo assim os participantes o resto da noite livre para fazerem o que quiserem.

Motores-foguetes das Classe A até J

Motores -Foguetes das Classes K e L

Motores-Foguetes da Classes L e M
montados em cacho para o VES

Logo ao amanhecer do domingo, as equipes receberão mais algumas instruções e iniciarão os lançamentos de seus foguetes, onde as performances de cada veículo serão avaliadas pelos técnicos da Coyote, que estarão aplicando pontuações nos ítens: propulsão, fuselagem, equilíbrio, decoração e recuperação mais próxima da uma área demarcada para pouso.

Após o almoço, a equipe técnica da Coyote Rockets iniciará a montagem do foguete VES (Veiculo de Experimentos e Sondagem) para LANÇAMENTO, em uma configuração de alta propulsão, usando motores de classe M (Monster) e classes K (Kappa) perfazendo um total de 12.000mil N, em altitude de 15.000 mil pés, e velocidade Mach1, com a participação das equipes auxiliando diretamente toda trajetória, da decolagem ao pouso.

Foto do foguete VES e da equipe da Coyote
preparando o foguete para lançamento - Maio de 2011

"I Workshop do Projeto Brasil Skyward" que está previsto para ocorrer no próximo mês de agosto terá vagas super limitadas, já que o objetivo não é trabalhar com quantidade, e sim com qualidade.

Assim sendo, os interessados poderão fazer as suas inscrições pelos e-mails: comercial@coyoterockets.com.br e vagner.brito@uol.com.br, onde serão passados todos os detalhes de preço, condições de pagamento entre outras informações relacionadas com o evento.

Ainda segundo a Coyote a empresa destinará parte da arrecadação para a compra de kits de Foguetes Educacionais, visando ministrar aulas grátis nas escolas dos bairros que dispõem de poucos recursos, dentro do nosso projeto CAE (Ciências Aeroespaciais na Escola).

Atividades Sociais:

A diretoria da Coyote Rockets Company sente-se na obrigação de colaborar com o “Blog Brazilian Space”, que é uma ferramenta fundamental na comunicação e informação a respeito das atividades Aeroespaciais no Brasil, tendo como idealizador o amigo Duda Falcão, que embora sem apoio, vestiu a camisa e presta um grande e estimável trabalho na divulgação das atividades espaciais no Brasil.

Duda Falcão


Fonte: Coyote Rockts Company

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” agradece ao senhor Wagner Brito pelo apoio, esperando que o “I Workshop do Projeto Skyward” possa vir a se tornar um sucesso, não só pelo que poderá resultar de retorno para o nosso blog permitindo assim a continuidade do nosso trabalho (quem sabe até mesmo ampliando-o), mas principalmente pela iniciativa que poderá se tornar um marco para o desenvolvimento desse setor no Brasil. Parabéns a Coyote!

Comentários