Abertas Incrições da VI Escola de Cosmologia e Gravitação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/06) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que estão abertas as inscrições para a “VI Escola de Cosmologia e Gravitação”.

Duda Falcão

Abertas as Inscrições para a
VI Escola de Cosmologia e Gravitação

17/06/2011 - 15:20

Entre os dias 25 e 29 de julho, acontece a 6° edição da Escola de Cosmologia e Gravitação, organizada pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT).

O objetivo dos cursos é preparar o físico, o astrônomo e o matemático para um estudo mais avançado nessas áreas. Um conhecimento básico dos campos que sustentam a Cosmologia, devido ao impacto que esta vem produzindo em praticamente todos os aspectos fundamentais da Física e da Astronomia, é de grande utilidade para o desenvolvimento do jovem cientista, qualquer que seja a sua área de atuação futuramente escolhida, afirmam os organizadores do evento.

O ICRA coordena, há mais de 30 anos, as internacionais BSCGs (Brazilian Schools of Cosmology and Gravitation), que têm como público-alvo pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado. Em 1999, aconteceu a primeira edição da Escola de Cosmologia e Gravitação, destinada a alunos de graduação de áreas como Física, Engenharia e Matemática. "O curso parte do pressuposto que ninguém sabe nada", explica Felipe Tovar, membro do comitê organizador, "é mais uma apresentação da Cosmologia e outros assuntos para o público que tem interesse de forma geral, não para quem já trabalha na área."

A edição deste ano tem como professores Mario Novello, Érico Goulart, José Abdalla Helayel Neto e Martin Makler, todos do CBPF, além de Maria de Fátima Alves da Silva, da UERJ, e Hélio Jaques Rocha Pinto, da UFRJ. Os temas abordados serão Astrofísica, Cosmologia, Relatividade geral, Modelos análogos, Campos clássicos, quânticos e partículas e Lentes gravitacionais. Também está prevista a exibição do filme "Universo: A Questão Cosmológica", de Randall Meyers, seguido de debate. Neste filme, renomados cosmólogos e astrofísicos, entre eles Fred Hoyle, discutem modelos cosmológicos não ortodoxos, que vão de encontro ao modelo padrão em vigor. "O objetivo é incentivar o senso crítico dos alunos e promover um debate, não dizer se o que está no filme é verdade ou não", diz Tovar.

Mario Novello, que ministrará as aulas de Cosmologia, foi pioneiro da área no Brasil e fundador de ambas as Escolas, a brasileira e a internacional. Além de difundir o estudo da Cosmologia no país, ele é conhecido pela importante teoria do Universo Eterno, que diz que o Big Bang foi apenas um ponto de transição entre uma fase colapsante e a atual fase de expansão do universo. Novello recebeu o prêmio John Simon Guggenheim Fellowship em Ciências Naturais, por suas contribuições em Astronomia e Astrofísica, e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lyon, na Franca, por seus estudos sobre a não-singularidade de modelos cosmológicos.

As inscrições para a Escola de Cosmologia e Gravitação podem ser feitas pelo site do evento, com taxa de R$40,00 a ser paga no primeiro dia de aula. O curso tem um total de 25 horas, indo de 9 às 17h30, com três intervalos durante o dia, e acontece no próprio CBPF. Mais informações em www.cbpf.br/~ecg.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários