INPE Promove Pesquisa Com Usuários do SBCD

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE está promovendo uma pesquisa com os usuários do “Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCD)”.

Duda Falcão

INPE Promove Pesquisa com Usuários dos
Dados Ambientais do SBCD

18/05/2011

Usuários do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCD) podem colaborar com o seu aperfeiçoamento através das respostas à pesquisa promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Empresas públicas e privadas que utilizam os dados do sistema receberam o formulário da pesquisa, que pretende também identificar novas demandas para o sistema.

Os dados ambientais deste sistema são usados no monitoramento de bacias, previsão meteorológica e climática, estudo da química da atmosfera, controle da poluição, previsão e mitigação de catástrofes e avaliação do potencial de energias renováveis, entre outras aplicações.

“Trata-se de um estudo com o objetivo de conceber uma nova solução para o SBCD e incorporar melhorias no desempenho do atual sistema, visando também fornecer novos serviços hoje demandados pela sociedade brasileira”, informa Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, chefe do Centro Regional do Nordeste do INPE, em Natal, onde são realizadas as operações de processamento e disseminação de dados ambientais.

O INPE opera o SBCD desde 1993, ano do lançamento do primeiro satélite de coleta de dados, o SCD-1. O sistema conta atualmente com cerca de 800 plataformas de coleta de dados (PCDs) espalhadas no território brasileiro, que captam os dados em solo para transmissão aos satélites. As informações recebidas das PCDs são armazenadas no SINDA - Sistema Nacional de Dados Ambientais, instalado em Natal, e são acessadas gratuitamente por usuários em mais de 100 instituições.

Os dados do SINDA estão disponíveis a partir do endereço: http://sinda.crn2.inpe.br


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários