Imprensa Descobre que Satélite Tem de Ser Estatal

Olá leitor!

Segue um artigo postado dia (18/05) no site “www.redebrasilatual.com.br” destacando que com 13 anos de atraso a imprensa brasileira “descobre” que satélite tem de ser estatal.

Duda Falcão

Na Rede

Com 13 Anos de Atraso, Imprensa
"Descobre" que Satélite Deve Ser Estatal

Por: Helena Sthephanowitz*
Especial para a Rede Brasil Atual
18/05/2011

A revista IstoÉ traz reportagem, em tom de denúncia, dizendo que o Brasil depende da empresa Star-One, de Carlos Slim, para suas comunicações por satélite.

“Descobriram” (atrasados) que satélites sob controle estrangeiro compromete a segurança nacional. A rigor, o bilionário Slim poderia desligar os satélites, deixando às cegas a comunicação entre boa parte do Brasil.

Nós já cansamos de falar isso, criticando a privatização da Telebrás.

Em 1998, quando o governo Fernando Henrique Cardoso, privatizou a Embratel de “porteira fechada”, incluindo todos os satélites, até de uso militar. Caso inédito no mundo de entreguismo militar.

Ainda que quisesse seguir a cartilha neoliberal, o mínimo que qualquer chefe de estado tinha obrigação de fazer, era passar os satélites de uso militar para o Comando da Aeronáutica.

Mas a chamada grande imprensa ficou toda caladinha durante estes 13 anos de crime de lesa-pátria.

Trechos da reportagem da ISTOÉ: (Leia a reportagem na íntegra clicando aqui)

Sem um satélite próprio, o País depende de estrangeiros para proteger suas riquezas, fluir informações militares e até controlar o tráfego aéreo.

(...)

Desde que o Brasil perdeu o controle sobre seus satélites, com a privatização da Embratel em 1998, nenhum caso semelhante ocorreu.

(...)

Ao contrário das principais nações desenvolvidas e emergentes do mundo, o Brasil não tem controle nem ao menos sobre um dos quase mil satélites que estão em órbita no mundo hoje. A Índia, por exemplo, tem seis deles dedicados a ela e a China, outros 60.

(...)

“Não há como negar, é uma ameaça à segurança nacional”, diz o engenheiro José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e ex-diretor da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB).

(...)

Em 1982, durante a Guerra das Malvinas, um dos satélites meteorológicos que fornecia imagens para o governo foi reposicionado pelos Estados Unidos e deixou de fornecer informações sobre o clima em todo o Hemisfério Sul durante dois meses. Em 2005, por conta do furacão Katrina, os americanos precisaram usar toda a potência de varredura de seus satélites para rastrear o fenômeno, reduzindo a frequência das imagens da América do Sul e do Brasil. “Se fossemos atingidos naquela época por um evento da magnitude do ciclone Catarina, que varreu a região Sul em 2004, ficaríamos no escuro”, afirma Villela [Thyrso Villela, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).].

(...)

A história de dependência começou com a privatização do sistema Telebrás, em 1998. A Embratel, que operava os satélites BrasilSat, passou às mãos da americana Verizon e depois da América Movil, do magnata mexicano Carlos Slim, dona da Star One.

(...)

Há, logicamente, salvaguardas pelas quais a operação desses satélites é feita somente por brasileiros. Mas os militares não têm controle sobre esses equipamentos, não podem desligar o satélite ou mudar sua posição.

De reportagem a rePORCAgem

A partir de certo ponto a reportagem da IstoÉ vira rePORCAgem, quando deprecia o programa de satélites ativo da Agência Espacial Brasileira.

O Brasil continua pesquisando e desenvolvendo satélites próprios. Tem satélites em operação, em parceria com a China. Desenvolve um satélite em parceria com a Argentina, e tem acordos com Índia e África do Sul, entre outros países.

Outro erro da revista: o desenvolvimento de satélite em si, não depende do Foguete lançador (VLS) brasileiro. São projetos à parte. Apesar do VLS ser uma conquista importante no domínio da tecnologia espacial, satélites nacionais podem ser desenvolvidos e colocados em órbita por foguetes estrangeiros.


* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.


Comentários

  1. Lembro quando o Brasilsat I, foi lançado em 1985. Já era admirador da conquista espacial e achava que o Brasil tinha entrado na corrida espacial...mas pagado para os outros fazerem isto. Os lançamentos dos Brasilsats foram bastante divulgados na imprensa na época, pois mostrava pioneirismo. Anos depois privatizaram a Embratel e os satélites não pertencem mais a gente, mas a empresas estrangeiras. Foda, não pensaram isto na hora ? A pergunta fica pior : "A quem pertence o BRASIL ???"

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo,

    Pertence aos interesses daqueles que estão no poder. Sempre foi assim e continuará assim por muito tempo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário