CLA Lançou Hoje Foguete de Treinamento Intermediário

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (26/05) no blog do jornalista maranhense “Maurício Araya”, destacando o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou na tarde de hoje com sucesso mais um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Duda Falcão

CLA Lança Foguete de
Treinamento Intermediário

Por Maurício Araya
26/05/2011


SÃO LUÍS – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, na tarde desta quinta-feira (26), o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), como parte da “Operação Fogtrein I 2011″, iniciada no último dia 16. O foguete alcançou 56 km de altura (apogeu) e 79 km de distância da costa.

Outro foguete, do mesmo modelo, deve ser lançado nesta sexta-feira (27). A operação tem como objetivo de treinar os sistemas de telemetria e rastreamento do foguete, além da equipe de tecnologistas centro de lançamento, a fim de manter condições operacionais para futuros lançamentos de médio e grande porte.

O FTI, o mesmo da família do Foguete de Treinamento Básico (FTB), é desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e Avibras Indústria Aeroespacial, de São José dos Campos (SP) – empresa que participou do desenvolvimento de outros foguetes brasileiros de médio porte. O veículo tem capacidade de transportar experimentos científicos de até 30 kg, com alto nível de estabilidade de vôo e de transmissão de dados. A meta das operações “Fogtrein” é de poder oferecer, ao mercado aeroespacial, um foguete de baixo custo, utilizado para treinamento operacional.

A “Operação Fogtrein I 2011″ se estende até a terça-feira (31). Para 2011, estão previstos 14 lançamentos de foguetes de pequeno e médio porte.


Fonte: Blog do “Maurício Araya“ - 26/05/2011 - http://mauricioaraya.wordpress.com/

Comentários