A Terra é Azul

Olá leitor!

Segue abaixo um pequeno artigo escrito pelo José Bezerra Pessoa Filho, destacando o vôo histórico do cosmonauta russo Yuri Gagarin.

Duda Falcão

A Terra é Azul
Yuri Gagarin

José Bezerra Pessoa Filho

No dia 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin (1934-1968), tornou-se o primeiro ser humano a orbitar a Terra, na qual habitavam três bilhões de pessoas. Seu passeio a bordo da espaçonave Vostok durou 108 minutos tornando-o um ícone da nossa civilização e um herói da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Yuri Alekseievitch Gagarin (Юрий Алексеевич Гагарин)
09/03/1934, Gzhatsk (Smolensk), Rússia [antes, URSS]
27/03/1968 [acidente aéreo próximo a Kirzhach, Rússia]

No contexto da Guerra Fria travada entre os EUA e a ex-URSS GAGARIN tornou-se garoto propaganda do regime comunista tendo visitado o Brasil. Em agosto de 1961 o Presidente Jânio Quadros concedeu-lhe a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Em 03 de agosto de 1961, Jânio Quadros estabeleceu o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), funcionando em São José dos Campos, SP. De carona no vôo de GAGARIN nasceu o Programa Espacial Brasileiro.


 GAGARIN jamais voltaria ao espaço. Ele morreu em março de 1968 quando o seu avião militar MiG-15 acidentou-se. Suas cinzas estão depositadas no muro do Kremlin em Moscou. Desde GAGARIN, cerca de 500 seres humanos foram ao espaço, incluindo o brasileiro MARCOS CÉSAR PONTES, que voou em 2006. Hoje, existem seis humanos (3 russos, 2 americanos e 1 italiano) observando, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o nosso planeta e os seus sete bilhões de habitantes.


 Para celebrar os 50 anos do vôo de GAGARIN a espaçonave Soyuz TMA-21 acoplou-se à ISS em 07 de abril, levando dois russos e um americano. Quebrando o protocolo, a espaçonave foi batizada de Gagarin.
 
Clique para ampliar
Créditos:

Texto: José Bezerra Pessoa Filho [Membro Fundador da AAB]


Fonte: Associação Aeroespacial Brasileira (AAB)

Comentários

Postar um comentário