Reunião do IPCC Acontecerá no INPE Entre 11 e 13/04

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pela primeira vez o “Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)” promoverá reuniões regionais com pesquisadores para discutir as questões relacionadas às Américas do Sul e Central, entre os dias 11 e 13 de abril no INPE.

Duda Falcão

Reunião do IPCC para Américas do Sul
e Central Acontece no INPE

08/04/2011

Pela primeira vez, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) promove reuniões regionais com pesquisadores que devem contribuir para a elaboração do seu quinto relatório de avaliação (AR5). Para discutir as questões relacionadas às Américas do Sul e Central, o encontro será entre os dias 11 e 13 de abril no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Participam autores do Grupo de Trabalho 2 (WGII) do AR5, responsável por analisar os impactos, adaptações e vulnerabilidade às mudanças climáticas, e também pesquisadores não filiados ao IPCC, com o objetivo principal de discutir aspectos do processo de avaliação.

“Em muitos países ainda não há a tradição de realizar avaliações. Então alguns cientistas e profissionais destes países não tinham certeza de como efetivamente contribuir para a elaboração de seus capítulos. As reuniões regionais servem como uma orientação para garantir que toda a experiência e conhecimento destes autores sejam efetivamente aproveitados no AR5”, diz José Marengo, climatologista do INPE e membro do IPCC que coordena esta reunião.

Para Marengo, além de melhorar a qualidade das avaliações do IPCC, fóruns e reuniões regionais são importantes para reforçar os estudos voltados à adaptação e mitigação às mudanças climáticas e fomentar políticas e ações mais específicas para cada país ou região.

O acesso à reunião no INPE é restrito aos participantes, que representam os seguintes países: Costa Rica, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Guatemala, Paraguai, México, Equador, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Venezuela, além de Espanha, Estados Unidos e Brasil.

O IPCC é o painel da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado de avaliar a informação científica sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias de mitigação. Para elaborar seu quinto relatório, que será publicado entre 2013 e 2014, o IPCC destacou 831 especialistas do mundo todo, sendo 25 representantes do Brasil. Destes, seis são do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários