ITA/ICRANet Assinam Protocolo de Cooperação Científica

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (15/04) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que o instituto assinou um “Protocolo Internacional de Cooperação Científica” com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet).

Duda Falcão

Notícias

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Assina Protocolo Internacional de Cooperação Científica com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet)

Seção de Relações Públicas
Colaboração: Maira dos Santos Ferreira
15/04/2011 - 08:30

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, representado pelo Reitor Dr. Reginaldo dos Santos, assinou esta semana, o Protocolo Internacional de Cooperação Científica e Tecnológica com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), representado pelo Diretor, Prof. Remo Ruffini. Esse Protocolo ampara o acordo do estabelecimento da rede internacional de centros para astrofísica relativística – ICRANet assinado pelo Governo Brasileiro em 21 de setembro de 2005 e aprovado pelo decreto legislativo no. 292 (Diário Oficial da União 205 – 24/10/2007).

Esse acordo vai vigorar pelos próximos três anos e tem entre suas ações, o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nas áreas de cosmologia; a relatividade e a astrofísica; a organização de eventos científicos e culturais; a realização de cursos de formação de docentes e pesquisadores em linhas de pesquisa associadas a programas locais de pós-graduação na área de física nuclear e astrofísica de altas energias, do curso de Pós-Graduação em Física do ITA, com a participação de professores do Departamento de Física, da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA.

Um acordo semelhante foi assinado em 23 de agosto de 2010, entre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), sediado no Rio de Janeiro; um Instituto de Física do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o ICRANet. Em breve, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também vai assinar um acordo próprio.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico já em andamento entre o ICRANet e o INPE visam construir o satélite MIRAX. Este satélite será destinado à pesquisa em astrofísica e vai possuir instrumentos astrofísicos italianos para medições a bordo. Essa produção tende a gerar novas oportunidades de estágio e pesquisa para os estudantes do Curso de Engenharia Aeroespacial, recém criado no ITA.

O ICRANet é uma Rede Internacional de Institutos de Relatividade e Astrofísica, sediada em Pescara, na Itália, com representações em diversos países como Brasil, Índia, Coréia, Armênia, China, Vaticano e Estados Unidos. Mais informações sobre o ICRANet podem ser encontradas em http://www.icranet.org/


Fonte: Site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Comentários