INPE é indicado ao Prêmio MundoGEO#Connect

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto por indicação popular está entre os finalistas ao “Prêmio MundoGEO#Connect".

Duda Falcão

INPE é indicado ao Prêmio
MundoGEO#Connect

14/04/2011

Por indicação popular, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está entre os finalistas ao Prêmio MundoGEO#Connect na categoria “Instituição de Ensino e/ou Pesquisa de Maior Destaque”. O diretor do INPE, Gilberto Câmara, concorre na categoria “Personalidade do Setor de Geotecnologia”.

A premiação interativa elege as melhores instituições, empresas e profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem o mercado geoespacial crescer de forma sustentável. Os vencedores serão escolhidos pelos internautas por meio da página: http://mundogeoconnect.com/premio/votacao-na-segunda-fase/

Também concorrem ao prêmio na categoria Instituição a Embrapa Monitoramento por Satélite, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-Unesp), a Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (Feamig) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O prêmio é uma iniciativa do Portal MundoGEO, que no início do ano chamou a comunidade de geotecnologia a indicar por votação online os cinco finalistas de cada categoria. Agora foi reaberta a votação para a segunda e última fase.

A cerimônia de premiação será no dia 15 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, durante o MundoGEO#Connect, evento que reúne seminários, feira de produtos e serviços, cursos e outras atividades sob o tema “O futuro dos mapas chegou”.

Pioneiro

Criado em 1961, o INPE está prestes a completar 50 anos de atuação em pesquisa e desenvolvimento na área espacial, com estudos que vão desde o desflorestamento de nossas matas até as origens do Universo. É hoje referência em Sensoriamento Remoto, Meteorologia, Ciências Espaciais e Atmosféricas, Engenharia e Tecnologia Espacial e Ciência do Sistema Terrestre. É líder na área de desenvolvimento de software livre em Processamento de Imagens e Geoprocessamento.

Como executor dos projetos do Programa Espacial Brasileiro, o INPE tem sido também um importante vetor de modernização da indústria aeroespacial, cujo desempenho vem proporcionando ao País lugar de destaque no cenário internacional.

O INPE presta serviços operacionais e singulares de previsão do tempo e clima, monitoramento do desmatamento da Amazônia Legal, rastreio e controle de satélites, medidas de queimadas, raios e poluição do ar, além de realizar testes e ensaios industriais de alta qualidade.

Para que o cidadão usufrua dos benefícios do contínuo desenvolvimento do setor espacial, o INPE aposta na construção de satélites para produção de dados sobre o planeta Terra e no desenvolvimento de pesquisas que transformem estes dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários