terça-feira, 19 de abril de 2011

IEAv Assina Protocolo de Intenções com o Governo Mineiro

Olá leitor!

Segue uma notícia postada ontem (18/04) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto assinou dia 07/04 em São José dos Campos um “Protocolo de Intenções” com o governo mineiro visando iniciar estudos de viabilidade para a instalação de um “Pólo Aeroespacial” no Triângulo Mineiro.

Duda Falcão

Protocolo de Intenções é Firmado pelo
IEAv e Governo de Minas Gerais

18/04/2010

O Exmo Sr Vice-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho e o Sr Diretor do IEAv, Cel Eng Marco Antonio Sala Minucci, assinaram no dia 7 de abril, em São José dos Campos (SP), protocolo de intenções com o intuito de iniciar estudos de viabilidade para a instalação de um Pólo Aeroespacial no Triângulo Mineiro.

Ato solene da assinatura do protocolo de
intenções entre o IEAv e o Governo de MG

Essa parceria em torno de um Pólo Aeronáutico/aeroespacial foi iniciada pelo Exmo Sr Secretário de Ciência e Tecnologia de MG, Narcio Rodrigues, e o engenheiro mecânico-aeronáutico Daniel Marins Carneiro, diretor da empresa AXIS, que está desenvolvendo o projeto AX-2 Tupã, aeronave de seis lugares destinada à aviação civil, empresa mineira, instalada em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

Participaram da visita ao IEAv, durante a assinatura do protocolo de intenções, o Deputado José Maria, representando a Assembléia Legislativa; o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquó; o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda e representantes da empresa AXIS Aerospace.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Interessante essa notícia e espero que esse pólo seja realmente aeroespacial e não só direcionado a área aeronáutica, já que abriria uma possibilidade maior de realização de projeto espaciais, pois contaria com recursos também do governo mineiro.

2 comentários:

  1. Que notícia otima. Sou do Triangulo Mineiro, nascido em uma cidadizinha pequena, Ituiutaba e criado em um centro maior, Uberaba, rival da metropole do triangulo, Uberlândia (um dos polos industriais mineiros que mantem o grupo CTBC/ABC, MARTINS, COCA COLA, JONHSON E JOHNSON, SADIA etc).

    Na cidade de Uberaba, apesar de ser grandinha, o pessoal é de pensamento totalmente atrasado, ao contrário dos progressistas de Uberlândia. Tudo em Uberaba girava em torno de duas coisas: Chico Xavier e o Gado Zebu. Os políticos da região são na maioria fazendeiros e lembro que um prefeito falou que a cidade deveria crescer sim, trazer industrias, mas que condiziam com a situação da região e lembro muito bem do prefeito falar, "não queremos uma fabrica de aviões aqui, pois não é nosso perfil..."

    Então fico feliz, que pelo menos a pequena Tupaciguara, possa montar sua fabrica de aviões e quem sabe no futuro, ajudar o nosso programa espacial. E que se lixe os políticos neanderthais que só querem segurança em suas fazendas de gado...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo, concordo contigo. Espero que essa iniciativa do governo mineiro não seja política e que seus idealizadores estejam realmente querendo desenvolver a região. Vamos torcer que sim e que esse pólo não fique restrito ao desenvolvimento de tecnologia exclusivamente aeronáutica, já que o Programa Espacial Brasileiro precisa de novas frentes.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir