IAE Recebe Maquete do Motor-Foguete Líquido L-75

Olá leitor!

Segue abaixo um release que recebi ainda quando me encontrava no Aeroporto de Guarulhos (07/04) do coordenador do projeto do motor-foguete líquido L75, o Dr. Daniel Soares de Almeida, divulgando a entrega dia 28/03 pela empresa “Acrux Aeroespace Technologies” da maquete do motor em tamanho real. Estava esperando a autorização para poder divulgá-lo.

Duda Falcão

Recebimento da Maquete do Motor
Foguete a Propelente Líquido L75

Crédito: Luis Antônio Silva - 1o Ten.
No dia 28/03/2010 a Divisão de Propulsão Espacial recebeu da Firma Acrux Aeroespace Technologies a maquete em tamanho real do Motor L75. A Maquete é um dos itens do cronograma de desenvolvimento deste projeto e tem por finalidade estudos de “layout” e de interfaces.

O Motor L75 tem por objetivo capacitar equipe de profissionais para atividades em propulsão líquida e suas características principais são: motor foguete a propelente líquido com empuxo de 75,0 kN no vácuo para uso em estágio superior de um veículo lançador de satélite, o sistema de admissão dos propelentes (oxigênio líquido e querosene) na câmara de combustão é por turbobomba em ciclo aberto, a pressão de câmara é de 7,0 MPa e impulso específico no vácuo de 324 s.


Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) - Divisão de Propulsão Espacial

Comentário: Tive a oportunidade de conhecer in loco a bela maquete deste motor no dia (07/04) durante a minha visita ao Laboratório de Propulsão Liquida (LPL) e gostaria de agradecer ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e em especial aos Brigadeiros Pantoja e Kasemodel e ao Cel. Santana Jr. por me proporcionarem essa grande oportunidade. Aproveito também para agradecer ao Dr. Daniel Soares de Almeida e sua equipe pela cordial recepção que recebi durante a minha passagem pelo LPL. Muito obrigado a todos vocês.

Comentários