Dra. Rosaly Lopes Visita o Espaço Ciência de Pernambuco

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado dia (29/04/2011) no site do jornal “Folha de Pernambuco Digital” relatando a visita realizada pela Dra. Rosaly Lopes ao "Espaço Ciência de Pernambuco".

Duda Falcão

Maior Estudiosa de Vulcões da Terra e de
Outros Planetas Visita o Espaço Ciência

Escrito por Danúbia Julião
Sex, 29 de Abril de 2011 20:42
Por Diego Mendes, repórter de Grande Recife

O Espaço Ciência foi apresentado nesta sexta-feira (29) à cientista brasileira Rosaly Lopes. Ela é supervisora do Grupo de Geofísica e Geologia Planetária do Laboratório de Propulsão a Jato (JLP) da Agência Espacial Americana (NASA) e é considerada a maior estudiosa de vulcões da Terra e de outros planetas.

Após percorrer o museu, no Complexo de Salgadinho, Olinda, Rosaly ficou entusiasmada com a forma que as ciências estão sendo tratadas em Pernambuco. "É uma coisa de primeiro mundo. O Espaço Ciência mostra aos jovens que aprender não é difícil", argumentou.

Além da visita ao Espaço Ciência, a representante da Nasa esteve no Núcleo de Tecnologia do Agreste, onde participou da entrega da Comenda Doutor Samuel Filho, destinada a quem divulga e populariza a ciência.

Ela também palestrou para estudantes de uma escola pública de Palmeira dos Índios, em Alagoas. "Quando estou de férias, quase sempre, venho a Pernambuco e a outros estados do Nordeste. Fico muito impressionada com os jovens daqui. Pernambuco, por exemplo, está se tornando um grande centro tecnológico. Por isso, é preciso aproveitar o potencial da juventude para capacitá-la", alertou a cientista.

Durante o passeio em Olinda, a cientista também foi apresentada a um grupo de cinco jovens que desenvolveu uma pesquisa no Mangue Chico Science, no mesmo terreno do museu. Os garotos apresentaram o resultado do trabalho e alguns, como Joelson Batista, de 17 anos, disse que descobriu que profissão seguir.

"Depois dessa experiência, quero ser biólogo", atestou. O quinteto de pesquisadores faz parte do Projeto Mangal, uma das iniciativas de inclusão social do Espaço Ciência. Atualmente, Rosaly Lopes se dedica à Missão Cassini, que investiga a superfície da maior lua de Saturno, Titã. "Achamos que lá existem vestígios de vulcão e estamos analisando", disse.

Serviço

O Espaço Ciência fica aberto, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, o museu abre das 13h30 às 17h. Quem for ao local com um grupo formado por mais de 20 pessoas deve agendar a visita pelo site.


Fonte: Site do jornal Folha de Pernambuco Digital - 29-04-2011

Comentário: Tive a oportunidade de acompanhar esta visita da Dr. Rosaly Lopes no dia de ontem 29/04 ao "Espaço Ciência de Pernambuco" na companhia de sua irmã e de meu pai, e gostaria aqui de destacar o grande trabalho que essa instituição pernambucana vem realizando sob a direção do Professor do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Carlos Pavão. Fiquei bastante impressionado com o que pude observar nesta instituição pernambucana e bastante decepcionado em constatar que na Bahia ainda temos muito a caminhar para alcançar esse grande trabalho realizado pelos pernambucanos, já que a única instituição que existia (até onde eu sei) o Museu de Ciência e Tecnologia (mesmo assim um museu, o que difere da instituição pernambucana) foi sumariamente sucateado pelo governo baiano. Aproveito para agradecer de público ao Professor Antonio Carlos Pavão e a toda sua equipe pela cordial e atenciosa acolhida, esperando poder visitá-los em outra oportunidade.

Comentários