DCTA Participará da 8ª Edição da LAAD

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (04/04) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o mesmo participará da 8ª Edição da Latin America Aeroespace & Defense (LAAD).

Duda Falcão

Participação do Departamento de Ciência e
Tecnologia Aeroespacial na 8ª Edição da LAAD

04/04/2011

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participará da 8ª Edição da Latin America Aeroespace & Defense (LAAD), feira de defesa e segurança, de 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Grupo Especial de Ensaio em Vôo (GEEV) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) estarão presentes no evento que incluirá 55 delegações de 53 países e 350 expositores.

O IAE apresentará uma maquete do foguete VSB-30 e a exposição do míssil MAA-1B (ar-ar) de curto alcance de quarta geração, usado em combate do tipo “dog-fight”, com guiamento por infravermelho. A participação do IAE incluirá exposição em estande do Ministério da Defesa (MD) e do DCTA.

O GEEV é hoje o detentor de todos os recursos de ensaios em vôo do COMAER (pessoal, aeronaves, instrumentação, telemetria, TI, etc), tendo, em contrapartida, a responsabilidade de atender a todas as necessidades da FAB em termos de ensaios em vôo. Além disso, cabe também ao GEEV a prestação de apoio à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro em atividades de ensaios em vôo.

A atividade de Ensaios em Vôo, definida como o Processo de obtenção de dados num veículo operacional, protótipo ou de pesquisa, com o objetivo de definir seu desempenho, confirmar princípios de projeto ou indicar o caminho para futuros desenvolvimentos, demanda esforço e dedicação. É uma atividade constituída por 6 passos fundamentais:

1. Planejamento;
2. Instrumentação;
3. Aquisição de Dados (vôo);
4. Processamento de Dados;
5. Análise; e
6. Apresentação de Resultados.

Além de dominar todo esse Processo, o GEEV apresenta um diferencial competitivo de alto valor em relação a outros Centros de Ensaio ao redor do mundo, qual seja, a capacidade de formar suas próprias Equipagens de Ensaios por meio do Esquadrão de Formação em Ensaios em Vôo (EFEV), uma das 6 (seis) Escolas reconhecidas pela SETP (Society of Experimental Test Pilot).

A atuação do Esquadrão de Formação em Ensaios em Vôo – única Escola desse tipo no hemisfério sul e uma das 6 existentes no mundo põe o GEEV em forte interação com a Comunidade Internacional de Ensaios em Vôo por meio de intercâmbios com outras Escolas de Ensaios em Vôo na França e nos Estados Unidos, além de ministrar Cursos para as FFAA de nações amigas.

IEAv tem como missão realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de Planos e Programas estabelecidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Estará em exposição o Veículo Hipersônico 14-X, concebido pelo Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é parte do esforço continuado do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de desenvolver um demonstrador de tecnologia, visando exploração aeroespacial com decolagem em aero–espaço-portos de aeronaves/veículos aeroespaciais, utilizando: 1) tecnologia “waverider”, proporcionando sustentação ao veículo aeroespacial, e 2) tecnologia “scramjet”, proporcionando sistema de propulsão hipersônica aspirada baseada na combustão supersônica.

A Propulsão a Laser é uma das mais avançadas e atrativas propostas para lançar nano e/ou micro satélites e cargas em órbitas terrestres baixas, caminhando para uma mudança de paradigma, com a eliminação da necessidade de carregar a bordo, combustível químico (sólido ou líquido), gerando redução do tamanho e peso, e conseqüente redução de custo.

Em princípio, a Propulsão Hipersônica a Laser combina o alto impulso específico típico da propulsão nuclear ou elétrica com o elevado impulso gerado na propulsão química. Isto se deve a dois fatores: 1) o laser, que é a fonte de energia, não é levado a bordo, possibilitando o aumento da razão entre a força propulsora (impulso) e o peso do veículo lançador; 2) a absorção da radiação laser pelo propelente gera plasmas de temperaturas extremamente elevadas, contribuindo com o aumento do impulso específico (da ordem de 1000 s). Esses dois fatores, quando combinados, permitem reduzir consideravelmente os custos do lançamento de cargas e satélites ao espaço.

Na LAAD estarão reunidas empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, polícias e forças especiais. Também, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

Na programação estão previstos simpósios e seminários abordando temas como Defesa, Segurança e Logística Militar, sendo quatro os representantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço, de São José dos Campos.

No dia 12 de abril, o diretor do IAE, Brig Eng Francisco Carlos Melo Pantoja, abordará o tema ”Aeronáutica e o Programa Espacial: A importância Estratégica do Domínio da Tecnologia Espacial”. Na apresentação, detalhes sobre os desafios tecnológicos das Forças em seus projetos nas áreas estratégicas para a Defesa Nacional e planos de desenvolvimento tecnológico e humano serão abordados.

No dia 14, o Coordenador do Projeto VANT no IAE, engenheiro Flavio Araripe, oferecerá ao público uma “Visão Futura do Desenvolvimento Tecnológico de VANT no Brasil - Uma visão futura desta aplicação tecnológica para a Defesa Nacional e explanação acerca de alguns trabalhos realizados e valor embutido”, ressaltando essa aplicação tecnológica para a Defesa Nacional e realizando uma explanação sobre alguns trabalhos realizados e valor embutido.

O vice-diretor do IAE, Brig Eng Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel, apresentará, no dia 15 de abril, o tema “Foguete de sondagem com tecnologia 100% nacional e sua comercialização para outros países”, e discutirá com o público os desafios, as aplicações e as expectativas relacionados ao assunto.

Ainda no dia 15, o Mj Dr Fábio Andrade de Almeida, da Divisão de Sistemas Aeronáuticos (ASA), tratará dos “Benefícios dos simuladores de voo na Aeronáutica para treinamentos em operações aéreas”. Na palestra, o militar entrará em detalhes sobre a utilização da tecnologia para melhor planejamento das missões e ganhos na capacitação de pilotos.

Expositores do IAE no estande do Ministério da Defesa (MD):

• Dr. Ariovaldo Felix PALMERIO (14 e 15 de abril): VSB-30.
• Eng. Flávio Araripe (12 a 14 de abril): Projeto VANT.
• Cap Eng Antonio Henrique BLANCO Ribeiro (15 de abril): VSB-30.

Expositores do IAE no estande do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA):

Cap Eng Antonio Henrique BLANCO Ribeiro (12 a 15 de abril): VSB-30.
1º Ten Eng João Paulo DIAS: projetos da ASD.
1ºTen Eng David EVANDRO Amorim Martins: projetos da ASD.

Maiores informações em: http://www.laadseminariodefesa.com.br/


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários