Compósitos para Estruturas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/04) no site da Agência FAPESP destacando o lançamento do livro “Compósitos Estruturais – Tecnologia e Prática” a ocorrer nesta quarta-feira (06/04) às 16 horas, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Especiais

Compósitos para Estruturas

Por Fábio de Castro
05/04/2011

Livro organiza uma década
de conhecimento no Instituto de
Aeronáutica e Espaço sobre
materiais com ampla aplicação
na indústria aeroespacial e
engenharia (Wikimedia)
Agência FAPESP – As estruturas de materiais compósitos têm aplicações em campos como engenharia, telecomunicações, energia e medicina e essa área de pesquisa, que ganha cada vez mais espaço em todo o mundo, é considerada tecnologicamente estratégica para o Brasil.

O livro Compósitos Estruturais – Tecnologia e Prática tem o objetivo de apresentar os principais conceitos teóricos, experimentais e tecnológicos referentes à área de compósitos poliméricos de uso estrutural.

A obra, que já pode ser adquirida pela internet, será lançada oficialmente na quarta-feira (6/4), às 16 horas, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).

Os autores são Mirabel Cerqueira Rezende, pesquisadora titular da Divisão de Materiais do IAE-CTA, Michelle Leali Costa, pesquisadora visitante da mesma instituição, e Edson Cocchieri Botelho, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Guaratinguetá (SP).

Michelle realizou doutorado e um pós-doutorado com bolsas da FAPESP e atualmente cursa um novo pós-doutorado do IAE, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Botelho teve apoio da FAPESP no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e, mais recentemente, Bolsa de Pesquisa no Exterior.

De acordo com Mirabel, que atua no IAE há 26 anos, a obra organiza o conhecimento acumulado durante dez anos na orientação de trabalhos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“O que nos motivou é que muitos alunos e pesquisadores de diversas partes do país entravam em contato conosco para pedir informações sobre compósitos estruturais. Achamos que organizar esse conhecimento e publicá-lo na forma de um livro seria uma maneira de dar uma contrapartida à sociedade por todo o financiamento público que tivemos”, disse Mirabel à Agência FAPESP.

Segundo a pesquisadora, o livro foi concebido com a intenção de apresentar os avanços científicos e tecnológicos na área, além de descrever, de maneira didática, os métodos de processamento dos materiais de uso estrutural.

“Procuramos adotar um formato didático e acessível que pudesse tornar o livro útil tanto para alunos como para professores e até mesmo para os processadores industriais desses materiais, cujo uso está ganhando muito espaço no Brasil”, afirmou.

Os materiais compósitos de uso estrutural são formados por pelo menos dois componentes, sendo que um deles normalmente é um polímero. Juntos, eles adquirem propriedades que seriam impossíveis caso fossem utilizados separadamente. “No nosso caso, trabalhamos com fibras contínuas”, disse.

Segundo Mirabel, a aplicação mais importante desses materiais atualmente corresponde à fabricação de estruturas de aeronaves. No mercado internacional existem aeronaves cuja estrutura é feita com esses materiais na proporção de 50%.

“A Embraer também está seguindo essa tendência. São materiais muito mais leves que os tradicionais, mas com uma resistência mecânica que iguala ou supera a do aço. Eles também são muito aplicados nas fabricações de pontes e equipamentos do setor petrolífero, por exemplo. A expectativa é que nos próximos 15 anos o uso dos compósitos estruturais cresça 12%”, explicou.

No Brasil, pesquisas com compósitos estruturais estão presentes no Vale do Paraíba, no leste paulista, onde se concentra a indústria aeroespacial brasileira. “Muitas linhas de pesquisa e cursos têm surgido nas instituições da região”, disse.

De acordo com Mirabel, o livro procura desmistificar o trabalho com os compósitos poliméricos. Os ensaios e testes apresentados foram baseados em normas internacionais e possuem referências, permitindo que os ensaios sejam reproduzidos e estudados com maior aprofundamento do tema.

“Abordamos conceitos e experimentos indispensáveis à compreensão do assunto, envolvendo matrizes poliméricas, reforços, fabricação e processamento, caracterizações física, química e mecânica, fadiga, condicionamento higrotérmico de compósitos poliméricos, compósitos metal-polímero-fibra e suas principais aplicações”, disse.

Compósitos Estruturais – Tecnologia e Prática
Autores: Mirabel Cerqueira Rezende, Michelle Leali Costa e Edson Cocchieri Botelho
Lançamento: 2010
Preço: R$ 132
Páginas: 396
Mais informações: www.artliber.com.br


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários