Brasileiro na Organização Meteorológica Mundial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (20/04) no site da “Agência FAPESP” destacando que brasileiro foi convidado a integrar comitê internacional da Organização Meteorológica Mundial.

Duda Falcão

Notícias

Brasileiro na Organização
Meteorológica Mundial

20/04/2011

Roberto Vicente Calheiros,
do IPMet-Unesp, é o único
latino-americano no comitê
para Controle de Qualidade e
Intercomparação de Estimativa
de Precipitação de Radar (Unesp)
Agência FAPESP – Roberto Vicente Calheiros, vice-diretor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da UNESP de Bauru, foi convidado a integrar o Comitê Internacional de Organização para o Controle de Qualidade e Intercomparação de Estimativa de Precipitação de Radar.

Calheiros é o único representante da América Latina a compor o comitê formado por 12 membros, de diversos países do mundo, do projeto estabelecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU.

A primeira reunião do grupo ocorreu em Exeter, no Reino Unido, nos dias 14 e 15 de abril. O objetivo do comitê é ampliar o controle de qualidade obtido por dados conseguidos por meio de redes de radares para previsão de curto prazo de fenômenos extremos, como chuvas intensas.

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Calheiros concluiu o doutorado em hidrologia pela USP e fez dois pós-doutorados, um na Universidade de Quebec, no Canadá, e outro no Centro de Pesquisa em Física do Meio Ambiente Terrestre e Planetário, ambos em instrumentação meteorológica.

Além da direção do IPMet, o pesquisador acumula o cargo de professor assistente doutor na UNESP.

Mais informações sobre o comitê (em inglês): www.wmo.int/pages/prog/www/IMOP/IMOP-home.html


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários