Brasil e China Divulgam Comunicado Conjunto

Olá leitor!

Foi divulgado agora a pouco um "Comunicado Conjunto" entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China.

Em relação ao trecho do comunicado que trata da cooperação espacial entre os dois países, salvo o que realmente pode ter sido acertado de concreto nos bastidores entre as duas agências espaciais, em nossa opinião o mesmo não acrescenta nada que já não se esperava ou que seja realmente significativo, transmitindo infelizmente uma vez mais a imagem de enchimento de lingüiça. Na realidade esperávamos mais, muito mais.

Abaixo segue o trecho como publicado no comunicada:

“15. As duas partes reafirmaram a elevada importância que atribuem à cooperação espacial e manifestaram a disposição de ampliar e diversificar a cooperação no Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres - CBERS. Os órgãos relevantes dos dois países promoverão a conclusão da pesquisa e fabricação dos CBERS 03 e 04, conforme planejado, assim como planificarão o programa de cooperação aero-espacial sino-brasileiro conforme as necessidades do desenvolvimento aero-espacial dos dois países, iniciando as consultas sobre a continuidade da cooperação.”

Caso o leitor queira ler o comunicado na íntegra clique aqui.

Duda Falcão


Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentários