1º Workshop Sobre Astrofísica Nuclear

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/04) no site da Agência FAPESP destacando que o Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF), ambos da Universidade de São Paulo (USP), irão realizar dia 13/04 o “1º Workshop Sobre Astrofísica Nuclear”.

Duda Falcão

Agenda

1º Workshop Sobre Astrofísica Nuclear

7/4/2011

Dia 13/4/2011
Faltam 6 dias para o início do evento. Duração: 1 dia

Agência FAPESP – O 1º Workshop sobre Astrofísica Nuclear será realizado no dia 13 de abril, em São Paulo. O evento será organizado pelo Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pelo Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF), ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Os expositores serão pesquisadores do IF-USP, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e dos Institutos de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento é aberto a todos os interessados e não requer inscrição.

“Um panorama da astrofísica nuclear” será o tema de Valdir Guimarães (IF-USP) e a conferência “Matéria e energia escuras” será apresentada por Élcio Abdalla (IF-USP). O tema “Expansão assintótica para taxa de reação termonuclear de partículas carregadas” será abordado por Adam Sargeant (IF-UFOP).

Constantino Tstallis (CBPF) falará sobre o tema “Explorando a região onde as hipóteses que validam a entropia e a mecânica estatística de Boltzman-Gibbs não são satisfeitas”. O tema “Cálculo da taxa de reação com distrbuição não-maxwelliana” será abordado por Mauricio Proto Pato (IF-USP). Paulo Roberto Silveira Gomes (IF-UFF) falará sobre “Reações de fusão para astrofísica nuclear”.

Mais informações: www.iea.usp.br


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários