Institutos Divulgam Previsão Climática para o Nordeste

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que institutos divulgaram semama passada a previsão climática para o setor leste do Nordeste durante encontro em Recife (PE).

Duda Falcão

Institutos Divulgam a Previsão Climática
para o Setor Leste do Nordeste

21/03/2011 - 10:26

Meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se reuniram nos dias 16 e 17 de março, em Recife (PE), no Auditório do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCT). Na ocasião eles elaboraram o prognóstico climático referente ao período de abril a junho 2011 para o setor Leste Nordestino sob a coordenação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Após discussão técnica a respeito das variáveis observadas, foi divulgada a previsão climática de consenso para o setor leste da região Nordeste, indicando chuvas em torno ou acima da média para o período. No documento divulgado após a reunião, as indicações são de que a probabilidade das chuvas serem registradas dentro da normalidade é de 45%, enquanto há 35% de chances das precipitações ocorrerem acima de média, e ainda 20% de que nesse período sejam verificadas chuvas com índice menor que a média histórica.

A Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) prevê que as precipitações tenham padrão de normalidade nas noventa e seis cidades que compõe as regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba nos próximos três meses.

O documento oficial está disponibilizado aqui.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários