Roscosmos Envia Representante Permanente para o Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/02) no blog “Panorama Espacial” do jornalista André Mikeski, onde o mesmo nos traz a informação de que chegou hoje em Brasília o senhor Genadiy Saenko, representante permanente da Agência Espacial Russa (Roscosmos) para o Brasil.

Duda Falcão

Representante da Roscosmos no Brasil

André M. Mileski
15/02/2011

Chegou hoje (15) à Brasília (DF), Genadiy Saenko, representante permanente da agência espacial russa (Roscosmos), para o Brasil. Saenko trabalhará no prédio da embaixada da Rússia e terá como principal função estreitar a relação espacial entre os dois países.

Em novembro de 2009, já havíamos divulgado a informação de que a Roscosmos teria representantes permanentes na capital federal.

A decisão de alocar uma pessoa no País demonstra o interesse de Moscou em ampliar o escopo da cooperação espacial com o Brasil. A Rússia já coopera com o Programa VLS e na área de propulsão líquida para lançadores. Ao menos outras duas áreas atraem também interesse: sistemas de posicionamento global (Glonass), e comunicações.


Fonte: Blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: Hummm, muito interessante esta notícia num momento em que aparentemente a mal engenhada ACS atinge seu mais baixo prestigio junto ao governo Brasileiro. Será que vem coisa boa por ai leitor? Esperamos que sim, já que uma parceria ativa e com resultados realmente significativos poderá ser concretizada definitivamente com os russos. Pena que muitos anos foram perdidos nessa mal engenhada aventura política do senhor Roberto Amaral, fazendo com que os russos procurassem outra opção, que acabou sendo assinada com a ESA no acordo do lançador Soyuz, transferindo o que poderia ter sido realizado de Alcântara para o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Ou mesmo de um possível acordo com os russos que poderia ter sido feito na mesma época que surgiu essa mal engenhada negociação com os ucranianos (veja a nota “A OrionSpace Internacional, Opção Descartada”). Em 2009 já havíamos divulgado o interesse da Roscosmos em enviar representantes para o Brasil (veja as notas “Os Russos Estão Chegando no Brasil” , “Diretor da Roscosmos Fala Sobre Acordo Brasil-Rússia”)

Comentários