Bolsista do PIBIC/INPE Publica Artigo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que bolsista do PIBIC/INPE publica artigo sobre regeneração de florestas e sumidouros de carbono em município paulista.

Duda Falcão

Bolsista do PIBIC/INPE Publica Artigo Sobre
Regeneração de Florestas e Sumidouros de
Carbono em Município Paulista

16/02/2011

Artigo de Thiago Batista dos Santos, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi publicado na Revista Geográfica Acadêmica: http://www.rga.ggf.br/index.php?journal=rga&page=index.

Sob o título “Identificação de sumidouros espontâneos de carbono no município de Piquete – SP”, o artigo é assinado ainda pelos pesquisadores Dalton Valeriano – este orientador de Thiago - e René Antônio Novaes Júnior, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE. Este trabalho foi também selecionado entre os melhores apresentados no Simpósio Brasileiro de Geografia Física, realizado em Viçosa (MG).

O trabalho identificou os fragmentos de vegetação nativa em processo de regeneração espontânea, que desempenham papel de sumidouros naturais de carbono atmosférico, naquele município paulista no período 1991-2008. A partir de dados de satélites, foram detectados 1.377 hectares de vegetação regenerada, sendo que a taxa de desmatamento nesse intervalo de tempo foi de 340 hectares. No balanço entre o desmatamento e a regeneração, o aumento da cobertura vegetal nativa em Piquete correspondeu a 13,32%, em relação ao ano de 1991, e os sumidouros espontâneos de carbono representaram 949 hectares do território municipal.

Participante do PIBIC de 2007 a 2010, Thiago graduou-se recentemente em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). O PIBIC tem como objetivo estimular e atrair para a pesquisa os novos talentos em formação nos cursos de graduação de todo o Brasil. O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas aos alunos. No INPE, o PIBIC é coordenado pelo Dr. Ezzat Selim Chalhoub.

Mais informações sobre o PIBIC e para saber como participar, acesse: www.inpe.br/bolsas

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários