Torre de Alcântara Ficará Pronta para Lançar VLS em 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (31/12) pelo site do jornal “O VALE” destacando que a Torre Móvel de Integração (TMI) ficará pronta em 2011 para lançar o VLS num vôo tecnológico em 2012.

Duda Falcão

Região

Torre de Alcântara Ficará Pronta
para Lançar VLS em 2012

O primeiro vôo experimental do novo Veículo
Lançador de Satélites está programado para 2012

São José dos Campos
31 de dezembro de 2010 - 09:28

O IAE (Instituto de Aeronáutico e Espaço), de São José dos Campos, planeja concluir a obra de construção da nova TMI (Torre Móvel de Integração) do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) no primeiro trimestre de 2011 e realizar o primeiro vôo do novo VLS (Veículo Lançador de Satélite Nacional) em 2012.

Sete anos após o acidente que destruiu a primeira torre e que resultou na morte de 21 técnicos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), as obras do novo centro de lançamento do foguete espacial brasileiro estão na reta final de conclusão.

De acordo com a direção do IAE, as obras civis estão prontas. No momento, está sendo instalado o sistema de descargas atmosféricas e de automação da TMI.

Em seguida, serão realizadas os testes do equipamento, com a utilização de um mock-up (modelo em tamanho natural) do VLS no novo centro de lançamento.

A nova TMI tem custo estimado de R$ 44,1 milhões e seu projeto foi revisado e aperfeiçoado no quesito segurança.

Ela contempla equipamentos que não existiam na primeira e que permitem uma fuga rápida de pessoal em caso de acidente, como o que destruiu a primeira, que foi consumida pelo fogo em minutos.

Um dos equipamentos que se destacam na configuração da nova TMI é o túnel de escape acoplado à torre que possibilita evacuação rápida.

Vôo

Enquanto as obras da torre não ficam prontas, o IAE trabalha no projeto do VLS, que também vem sendo modificado e aperfeiçoado.

O IAE, vinculado ao DCTA, responsável pela construção e lançamento do foguete brasileiro, efetuou duas tentativas de lançamento.

Ambas fracassaram por problemas técnicos e operacionais no momento ou durante o lançamento do veículo.

Brigadeiro Francisco Pantoja, diretor do IAE, relatou que o vôo do foguete programado para 2012 irá testar, na prática, a separação dos estágios do veículo lançador.

"Será um vôo tecnológico, no qual será verificado na prática o funcionamento da separação de estágios do foguete", afirmou o brigadeiro.

Segundo ele, os especialistas do IAE vem trabalhando nessa etapa do novo projeto.

Ao longo de 2011, as principais atividades previstas para o VLS são a realização de ensaio de separação do primeiro/segundo estágio do foguete, testes de recebimento da TMI e o apronto de propulsores e módulos para o primeiro vôo tecnológico do artefato.

Características

A nova TMI mede 33 metros de altura, o equivalente a um edifício de nove andares, 10 metros de largura e 13 metros de comprimento e pesa 380 toneladas.

Ela começou a ser construída em 2009, com pelo menos dois anos de atraso, em razão de problemas no processo licitatório, que chegou inclusive ser paralisado pelo Tribunal de Contas da União).

Previsão

A Agência Espacial Brasileira, entretanto, trabalha com a expectativa de que somente em 2015 é que o VLS será lançado com carga útil.

A revisão do programa espacial brasileiro, 30 anos após ser lançado, é proposta que vem sendo defendida por vário segmentos do setor.

A AAB (Associação Aeroespacial Brasileira), por exemplo, defende a fusão da AEB, do INPE e do IAE para dinamizar o programa. A AAB congrega especialistas da área.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 31/12/2010

Comentário: Boas notícias o jornal “O VALE” nos trás sobre o "Programa do VLS", apesar do mesmo se equivocar quando diz que o PEB foi lançado há 30 anos. Na realidade em 2011 o “Programa Espacial Brasileiro” completa 50 anos de lançado sem ter conseguido neste período atingir sua auto-suficiência sendo ultrapassado até por nações que iniciaram seus programas muitos anos após o nosso programa espacial.

Comentários

  1. Assim esperamos Mensageiro Espacial, assim esperamos. Obrigado por participar com seu comentário.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  2. espero que até 2050 o brasil já tenha tecnologia para missão orbital tripulada.e que o PCS Cruzeiro do sul vá em frente.

    ResponderExcluir
  3. Bom JJ,

    A esperança é que todo esse programa (se é que ele será realizado mesmo) esteja pronto no máximo por volta de 2030, mas tudo dependerá da atitude do governo e é justamente ai onde começam as dificuldades.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Brazilian Space eu acho que o sucesso do (PCS) depende do exito do VLS em 2015.estou torcendo muito para todo o pessoal da AEB,INPE,CTA,CLBI,AAB,DCTA e GETEPE para que o Cruzeiro do sul de certo.
    Abaixo o cyclone-4 e a (ACS) podemos usar essas verbas para construir nosso propio foguete.

    ResponderExcluir
  5. Olá JJ!

    Na realidade primeiro vem o vôo tecnológico do “VLS XVT-01” no primeiro semestre de 2012. Depois o segundo vôo tecnológico do “VLS XVT-02” em 2013 e finalmente em 2014 o quarto vôo de qualificação do VLS-1 com um satélite abordo. Essa é a programação do DCTA/IAE para o programa do VLS-1. Paralelamente neste período de 2011 a 2014 pode haver o primeiro vôo teste do VLM-1, visando ser utilizado pelo experimento europeu SHEFEX III em 2015. Já o VLS Alfa (primeiro foguete do Programa Cruzeiro do Sul) dependerá do desenvolvimento do motor L75. No entanto, o ano de 2011 é muito importante, pois é o ano de finalização e preparação da TMI para o vôo tecnológico do VLS XVT-01 em 2012 e principalmente pela expectativa de lançamento da SARA Suborbital e talvez de outro VSB-30 com experimentos do “Programa Microgravidade da AEB”, além de diversos vôos de foguetes brasileiros que serão lançados da Noruega, da Suécia e da Austrália. O ano de 2011 será um ano de muita atividade para o PEB se tudo que esta previsto for realizado.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário