Servidor da AEB Ministra Palestra no Evento Expoidea

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que um servidor da agência ministrou dia 27/11 a palestra “O Brasil e o Espaço” na Expoidea em Recife (PE).

Duda Falcão

Servidor da AEB Ministra Palestra
no Evento Expoidea

CCS/AEB
30-11-2010

“O Brasil e o espaço” foi tema de palestra ministrada, no sábado (27), pelo servidor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Eduardo Quintanilha, na Expoidea, em Recife (PE). Durante a palestra, Eduardo abordou tópicos como a História do espaço e do Programa Espacial Brasileiro, satélites e foguetes.

Eduardo começou a palestra explicando que o Brasil só foi descoberto porque os portugueses seguiram as constelações para chegarem à América do Sul. “Desde o início estamos ligados ao espaço”, afirmou o palestrante. “Em 1957, a Rússia enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika. Foram os Estados Unidos que enviaram o primeiro homem, Yuri Gagarin, à Lua, em 1961”, contou Eduardo. Segundo ele, na década de 1960 foram criados os primeiros satélites com cargas úteis para a comunicação e a meteorologia e a popularização dos satélites se deu nos anos 1990. “Atualmente, estamos na fase de microminiaturalização de satélites”, completou o palestrante. “Eu vim à palestra porque o tema me interessa. Valeu à pena”, afirmou Frederico Alburquerque, professor de Química.

O segundo tópico da palestra foi o Programa Espacial Brasileiro. “A principal característica de nosso programa espacial é que ele é civil e voltado para a sociedade”, disse Eduardo. Ele explicou que o país tem dois centros de lançamento – um em Alcântara (MA) e um em Natal (RN)-, e desenvolve foguetes e satélites. “Uma das utilidades dos satélites é o sensoriamento remoto que, entre outras coisas, ajuda na previsão dos desastres ambientais”, explicou Eduardo.

A platéia da palestra foi composta principalmente por professores e alunos de Pernambuco. “Gostei muito da palestra. A parte mais interessante, para mim, foi a explicação de como o Programa Espacial Brasileiro está se desenvolvendo”, disse a professora de Geografia Lidiane Montenegro. “A palestra foi abrangente e explicativa”, completou Vera Lúcia Arcanjo, também professora.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Na realidade leitor, Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço e ele era russo. O primeiro homem a pisar no solo lunar foi o americano Neil Armstrong e isso ocorreu em 1969 e não em 1961 como propagou o servidor da AEB. Como você mesmo pode notar leitor, estamos muito bem representados na Agência Espacial Brasileira. (Ops: Eles já modificaram a informação no texto do site da AEB, porque será leitor?)

Comentários