INPE Nordeste Oficializa Inauguração do SINDA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro Regional do Nordeste (CRN) do instituto, em Natal (RN), inaugurou nesta sexta-feira (26/11) o do Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA).

Duda Falcão

INPE Nordeste Oficializa
Inauguração do SINDA

26/11/2010

O Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Natal, realizou nesta sexta-feira (26/11) a cerimônia de inauguração do Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA) na presença de autoridades locais e representantes da comunidade acadêmica.

Na abertura do evento, o vice-diretor do INPE e coordenador dos centros regionais do instituto, João Braga, reforçou o compromisso com a descentralização das atividades de Ciência e Tecnologia no Brasil, em consonância com os anseios do governo federal.

“O INPE vem atribuindo missões singulares e de grande relevância a seus centros regionais e apoiando, portanto, as atividades de P&D em todo o território nacional”, afirmou João Braga.

O chefe do INPE Nordeste, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, ressaltou que a iniciativa consolida parcerias com instituições de ensino como UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). Além disso, segundo ele, abre perspectivas de cooperação com outras instituições do país, como o Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB (CEPAI, da Universidade Federal de Brasília), gerando ainda oportunidades de pesquisa e desenvolvimento em engenharia de satélites de coleta de dados.

A reestruturação do SINDA garante o fornecimento de dados ambientais em quantidade e qualidade aos usuários. Estas informações subsidiam atividades de órgãos do governo e empresas, como a Defesa Civil, a ANA (Agência Nacional de Águas) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Entre as aplicações em evolução podem ser citadas a previsão e mitigação de desastres naturais e o controle de níveis de reservatórios em hidrelétricas. Os dados do SINDA estão à disposição dos usuários no endereço http://sinda.crn2.inpe.br

O próximo passo no fortalecimento do INPE Nordeste é a instalação de uma nova estação de recepção, que vai favorecer a coleta de dados nas regiões do Semiárido e do Atlântico Tropical Sul.

Assim, o INPE cumpre mais uma etapa da estratégia de ampliar sua atuação em território nacional, contribuindo para a previsão do clima, o monitoramento de florestas e a preservação ambiental, entre outros serviços de interesse da sociedade.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários