CLA Recebe Visita da Czech Space Alliance

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (30/11) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu dia 23/11 a visita da comitiva da Czech Alliance Space (Agência Espacial da República Tcheca).

Duda Falcão

CLA Recebe Visita da Czech Space Alliance

CLA
30/11/2010 - 09h27

O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu, no dia 23 de novembro de 2010, a comitiva da Czech Alliance Space, agência espacial da República Tcheca, como parte de um ciclo de visitas à AEB, CLA, INPE, IFI e DCTA, previstas na Jornada das Tecnologias Tcheco-Brasileiras firmada entre os dois países.

Durante a visita, foram apresentadas, pelo Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, Diretor do CLA, as missões, projetos e a importância do Centro de Lançamento de Alcântara para o Programa Espacial Brasileiro. Ainda, foram apresentadas, pelo Sr. Petr Bares, da Czech Alliance Space, informações sobre orçamento, tecnologias aplicadas em projetos da agência espacial tcheca e suas atuais parcerias internacionais.

Após a reunião, a comitiva conheceu as novas instalações da Sala de Controle, a Torre Móvel de Integração para lançamento de veículos espaciais, as estações de meteorologia, radar e telemedidas e finalizou a visita com vôo panorâmico sobre o complexo do CLA e sobre a área destinada à implantação de novos sítios de lançamento.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Hummm, muito interessante esta notícia. O que será que a AEB está articulando com a Czech Alliance Space? Será que os tchecos tem algo de valor a oferecer para o Brasil? Ou estão tentando uma parceria para o uso de Alcântara para lançamentos? Não sabemos, não há informações ainda sobre essa tal de “Jornada das Tecnologias Tcheco-Brasileiras”. Porém, o blog irá atrás dessas informações.

Comentários