ACS Responde a Matéria do Jornal Folha de São Paulo

Olá leitor!

Segue abaixo a resposta da mal engenhada Alcântara Cyclone Space (ACS) a reportagem do jornal “Folha de São Paulo” do dia (22/11) (veja a nota “Controladoria-Geral da União Investiga Convênio Espacial”) postada hoje (23/11) no site da empresa.

Duda Falcão

Resposta à Matéria da “Folha de S.Paulo”
Publicada em 22.11.2010

23/11/2010

Entidade Binacional Alcântara Cyclone Space esclarece que:

1 - A “complementação da infraestrutura do Complexo Espacial de Alcântara” à qual a matéria se refere é de responsabilidade da Agência Espacial Brasieira (AEB), portanto não houve desvio de recursos.

2 - Convém informar que todas as atividades da Alcântara Cyclone Space (ACS) são definidas pelo Tratado entre a República Federativa do Brasil e a Ucrânia sobre Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara, homologado pelo Congresso Nacional em 17.09.2004 pelo Decreto Legislativo Nº 776/2004.

3 - A Ucrânia assumiu a responsabilidade de financiar, e o tem feito, o desenvolvimento e construção do foguete Cyclone-4. O Brasil assumiu a responsabilidade pela infraestrutura geral e delegou sua execução à Agência Espacial Brasileira.

De acordo com o DECRETO Nº 5.436, DE 28 DE ABRIL DE 2005.

"Infra-estrutura Geral do Centro de Lançamento de Alcântara" significa instalações e facilidades agregadas de apoio a lançamentos, ou seja, centro de rastreamento, posto de comando, estação de medições, estação meteorológica e sistemas de apoio (fornecimento de energia elétrica, telecomunicações, abastecimento de água, esgotos e recolhimento de dejetos, estradas internas, comunicações, aeroporto e porto marítimo).

4 - Compete à ACS (Brasil e Ucrânia) dividir integralmente os custos da construção do sítio de lançamento em Alcântara , o que está ocorrendo. O projeto de construção do sítio de lançamento custará para ACS R$ 546 milhões, metade para cada país.


Fonte: Site da Alcântara Cyclone Space (ACS)

Comentários