Quer Observar a Lua Amanhã?

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (17/09) pelo site do jornal “O VALE” destacando que ocorrerá neste sábado (18/07) a abertura do observatório do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em comemoração à “Noite Internacional de Observação Lunar”.

Duda Falcão

Região

Quer Observar a Lua Amanhã?

Abertura do observatório do DCTA ocorre neste

sábado em comemoração à Noite Internacional

de Observação Lunar

Flávia Marreira

São José dos Campos

17 de setembro de 2010 - 07:38

As portas do Observatório do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, estarão abertas amanhã à noite para quem quiser observar a lua.

A oportunidade -- gratuita e das 19h30 às 22h deste sábado -- será em comemoração à Noite Internacional de Observação Lunar, instituído como o dia 18 de setembro pela Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América).

"É uma chance para quem não consegue vir às terças-feiras, quando também abrimos o Observatório, juntar família e fazer um programa diferente", afirmou Silvio Roberto Macera, mestre em ciências e responsável pelo Observatório do DCTA.

Mas ele ressaltou um fator importante. "Vamos torcer para que o tempo esteja bom, sem nuvens. Senão, não será possível. Infelizmente, o tempo é grande obstáculo da observação".

Noite Internacional

A Noite Internacional de Observação Lunar foi instituído pela Nasa com o objetivo de instigar a curiosidade da população e o interesse que mais estudos da lua sejam feitos.
Segundo Macera, desde quando o homem pisou na lua pela primeira vez, em 20 de julho de 1969, o Governo Americano deixou de investir no trabalho por falta de verba e perdeu o interesse no estudo.

"Agora, a NASA sentiu necessidade de ativar isso novamente", disse.
De acordo com ele, se houver interesse do povo, além da população votar em políticos que aprovem a retomada dos estudos da lua, haverá pressão no Governo.

Importância

Macera disse que estudos espaciais possibilitaram descobertas que hoje são indispensáveis.

"Hoje, estamos falando em um celular, que é resultado de uma pesquisa espacial. Os benefícios da exploração espacial são enormes", afirmou.

Ele disse também que o estudo da lua pode resultar em descobertas importantes.

Saiba Mais

O que

Observação da Lua

Onde

No Observatório do DCTA, em São José dos Campos

Horário

Sábado das 19h30 às 22h

Como

Basta se dirigir ao local. É gratuito e não há necessidade de inscrição

Endereço

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941 - Pq Martim Cererê

Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 17/09/2010

Comentários