Mast Participa da Noite de Observação da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (17/09) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), do Rio de Janeiro, participará neste sábado (18/09) da “Noite Internacional de Observação Lunar”, evento esse organizado mundialmente pela NASA.

Duda Falcão


Mast Participa da Noite Internacional

de Observação da Lua


17/09/2010 - 08:00

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), do Rio de Janeiro, participa neste sábado (18) da Noite Internacional de Observação Lunar (The International Observe the Moon Night), evento mundial organizado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), Observatório Gemini e pela Organização Não-governamental (ONG) Astrônomos Sem Fronteiras.

Em todo o mundo, a comunidade astronômica profissional e amadora, entusiastas da exploração espacial e o público em geral terão, nesta noite, sua atenção voltada para a Lua.

O Mast faz parte da atividade global com o Programa de Observação do Céu, que ocorre a partir das 17h30, quando os visitantes poderão observar a Lua através de telescópios e da centenária Luneta 21, construída em 1910 e utilizada desde 1985 pelo Museu para atividades de observação.

“Além da Lua, outros astros poderão ser observados neste que será um dos maiores eventos de observação lunar realizados na história da Astronomia; os planetas Vênus, Marte e Júpiter são alguns exemplos”, adianta o astrônomo do Mast, Eugênio Reis.

A atividade é gratuita e para participar, basta comparecer ao campus do Mast, na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Antes da observação, os visitantes podem conhecer histórias mitológicas, relacionando-as a questões astronômicas. Às 16h, se realiza a oficina Contando Mitos, que explicará, por meio de esquete teatral, como os antigos gregos explicavam as estações do ano partindo do mito de Perséfone, a deusa da agricultura.

Às 15h e 17h, ocorre uma Visita Orientada por mediadores. Na atividade as pessoas percorrem o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do Museu.

No domingo (19), às 16h, ocorre a oficina ASTROmania mostrando se existe vida fora do planeta Terra e como são feitas pesquisas para detectá-la. Os participantes saberão, ainda, quais são as condições necessárias para o surgimento e a manutenção da vida, discutindo o tema Astrobiologia.

Para participar da Visita Orientada, do Contando Mitos ou da oficina é preciso chegar com 30 minutos de antecedência para retirar senha. Para outras informações: (21) 3514-5200.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários