FTI Será Lançado Hoje Pelo CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (30/09) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vai lançar hoje mais um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), cumprindo assim a segunda etapa da “Operação Fogtrein II - 2010”.

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Intermediário
Será Lançado hoje pelo CLA

Operação está prevista para às 15h e tem
como objetivo avaliar desempenho do FTI

O Estado do Maranhão
30/09/2010

Divulgação
CLA lançará mais um foguete de
treinamento em fase de certificação

Será realizado hoje, às 15h, o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), protótipo de médio porte desenvolvido pela empresa brasileira Avibras. A operação, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), integra a missão FogTrein II e tem como objetivo testar o desempenho do protótipo que está em fase de certificação para fins comerciais.

Esse será o segundo lançamento do FTI. O primeiro aconteceu no início do mês de agosto e, na ocasião, o foguete atingiu um apogeu de 38.167 metros, uma distância de 53.999 metros e um tempo de vôo de 3m13s. A operação foi considerada bem-sucedida em relação à avaliação do protótipo, sendo possível avaliar o desempenho do foguete e identificar pontos que necessitam de correção.

Durante a avaliação do lançamento, foram testados os radares de telemetria e sistemas ligados ao compartimento de carga útil do foguete. No entanto, o FTI apresentou um desempenho no motor inferior ao previsto, cumprindo apenas 63% da eficácia. Inicialmente, a trajetória prevista era atingir 60 mil metros de altitude, mas, pelo baixo desempenho do motor, chegou a um apogeu de 38.167 metros. Após o lançamento, foi realizado um estudo sobre os elementos que interferiram na velocidade do motor e foram feitas algumas substituições. Com a nova experiência de vôo hoje, será possível avaliar se as correções foram bem-sucedidas.

A missão Fogtrein II foi iniciada no dia 20 deste mês, com o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), protótipo de pequeno porte que teve a finalidade de testar os sistemas e treinar equipes do CLA ligadas a operações espaciais. O foguete atingiu seu apogeu a pouco mais de 26 mil metros do solo, com 160 segundos de vôo até o impacto a 11 quilômetros da costa, em alto-mar.

A segunda etapa da operação é o lançamento hoje do Foguete de Treinamento Intermediário - da mesma família do FTB -, com mais de 5 metros de comprimento, apogeu de 60 mil metros, velocidade de 90km e capacidade de portar experimentos científicos.

Dados do FTI

Comprimento:
5,48 m

Diâmetro:
30 cm

Trajetória prevista:
60mil metros

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 06 - 30/09/2010

Comentário: Uma vez mais o autor do texto se confunde como o nome da operação de lançamento, que saudade da competente jornalista Bruna Castelo Branco. A Operação Fogtrein II já ocorreu em outubro de 2009 e na realidade o nome dessa operação é “Operação Fogtrein II – 2010”. O FTI assume nesse momento um importante papel para o PEB, já que com a lerdeza do “Programa Microgravidade” da AEB, esse foguete surge (claro que com as devidas proporções, porém antes um pássaro na mão que dois voando) como a única e mais freqüente opção de acesso ao espaço (suborbital) para as universidades e centros de pesquisas brasileiros. Agradeço uma vez mais ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários