Visitantes da SBPC Conhecem um Pouco Mais Sobre o PEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (02/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que os visitantes do estande que a AEB, o INPE e a ACS dividiram na exposição “EXPOTEC”, durante a realização da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o Programa Espacial Brasileiro.

Duda Falcão


Visitantes da SBPC Conhecem um Pouco

mais do Programa Espacial Brasileiro


AEB

02-08-2010


Os visitantes da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conheceram, por meio de exposições, minicursos e vídeos, um pouco mais do Programa Espacial Brasileiro. Cerca de cinco mil pessoas passaram diariamente pela SBPC que, este ano, teve como tema “Ciências do mar: herança para o futuro”, e foi realizada, entre os dias 25 e 30 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).

Expotec

A Agência Espacial Brasileira dividiu com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) um estande de 120 metros na ExpoT&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia simultânea à SBPC. Quem passou pelo estande espacial no evento pode ver as maquetes do Veículo Lançador de Satélite (VLS) e do lançador de satélites Cyclone-4; spin-offs (expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor) do Programa Espacial Brasileiro; maquete do Satélite Sino-Brasileiro (Cbers) e um tapete da cidade de Natal feito com o mosaico de imagens captadas pelo Cbers.

“Eu não sabia que o Brasil tinha um programa espacial completo (com veículos lançadores, satélites e sítios de lançamento). Aprendi muito no estande e ainda pude tirar algumas dúvidas que tinha sobre o assunto”, disse o estudante Ricardo dos Santos, 19 anos. “Acho importante a AEB mostrar que a atividade espacial produz produtos usados em nosso cotidiano”, disse a psicóloga Ana Paula Rui, citando os spin-offs expostos no estande do Programa Espacial Brasileiro.

SBPC Jovem

A Agência Espacial Brasileira também participou da SBPC Jovem – evento simultâneo à SBPC com programação voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio – por meio do programa AEB Escola. Este ano, o evento contou com a exposição dos livros “Fronteira Espacial” (partes 1 e 2) e “Mudanças Climáticas” - volumes 11, 12 e 13 da coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC,) e os experimentos sugeridos nas publicações.

Além de seus funcionários, o programa AEB Escola contou com colaboradores na SBPC. “Esta é a segunda vez que participo do evento. A SBPC é um momento privilegiado no aprimoramento de nossa vida profissional e pessoal, pois há grande troca de experiência com os professores e alunos que passam pelo estande”, disse Izaias Cabral, professor de eletrônica da Escola Técnica de Brasília. “O público aqui é muito diversificado. Tanto aprendi quanto ensinei” concluiu a colaboradora do programa AEB Escola e estudante de Física, da Universidade de Brasília (UnB), Gabriela Antunes, 19 anos.

De segunda à quinta-feira, estudantes de todos os níveis de ensino puderam assistir a minicursos com a temática espacial. O engenheiro mecânico José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ministrou minicurso chamado “Da Terra à Lua”; a tecnologista sênior do Inpe, Elisabete Caria, falou sobre a Geotecnologia no estudo do meio ambiente; “Ciências Espaciais” foi tema da aula do professor de Física da UnB José Leonardo Ferreira; o pesquisador do Inpe, Clézio Marcos de Nardin conversou com os alunos sobre Clima Espacial.

Os professores ficaram impressionados com o bom nível dos alunos potiguares. “Ministrei aula para um público jovem e promissor. Isso me deixa mais positivo em relação ao futuro da Ciência”, disse Clézio. “É muito bom socializar o conhecimento”, completou Elisabete.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários