INPE Realizará Duas Oficinas da Série E. Transversais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto realizará em agosto duas novas oficinas da série Encontros Transversais.

Duda Falcão

Programa Espaço e Sociedade do INPE

Realiza Duas Novas Oficinas

02/08/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), sedia em agosto duas novas oficinas da série Encontros Transversais, que discutem assuntos de grande interesse para a região, o país e o mundo, por iniciativa do Programa Espaço e Sociedade em associação com áreas relacionadas dentro do instituto e setores externos como universidades. Ambos os eventos são restritos aos participantes.

Entre os dias 2 e 13, a Oficina de Intercâmbio INPE, CEDEPLAR/UFMG e FEA/USP vai abordar a Amazônia no seminário “A Perspectiva da Economia e dos Estudos de Padrões e Processos das Dinâmicas de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia: um Diálogo em Busca das Possibilidades de Modelagem Integrada”.

Sob coordenação de Antônio Miguel Vieira Monteiro, responsável pelo Programa Espaço e Sociedade do INPE, esta oficina vai reunir economistas para discutir um modelo de desenvolvimento para a Amazônia Legal que responda à necessidade de geração de empregos, renda e inclusão social, associada à preservação do patrimônio cultural da região, entre outros temas.

A Amazônia é uma extensa área de cerca de 6.900.000km2, definida pela bacia do Rio Amazonas e com grande cobertura florestal que cobre nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). Aproximadamente 45% desta área estão em território brasileiro.

Mais informações na página:

http://www.dpi.inpe.br/geocxnets/wiki/doku.php?
id=wiki:modelos_egc_e_dinamica_de_uso_e_cobertura_
da_terra_na_amazonia

Dengue

Nos dias 23 e 24, a Oficina Técnica “Modelagem Dinâmica Espacialmente Explícita em Doenças Infecciosas de Transmissão Vetorial” discutirá o caso da dengue, estudando as metodologias de parametrização e observando variáveis climáticas e ambientais. Este diálogo está sendo organizado pelos pesquisadores Liliam César de Castro Medeiros e Antônio Miguel Vieira Monteiro, com a colaboração do grupo GeocxNets.

Nas últimas décadas, a dengue se tornou uma importante causa de morte, com cerca de 50 milhões de pessoas no mundo afetadas pela doença a cada ano, principalmente em áreas urbanas e semi-urbanas.

Informações:

http://www.dpi.inpe.br/geocxnets/wiki/doku.php?
id=wiki:modelagem_dinamica_espacialmente_explicita_
em_doencas_infecciosas_de_transmissao_vetorial_-_
o_caso_da_dengue._metodologias_de_parametrizacao_
observando_variaveis_climaticas_e_ambientais

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários