CLA Lança Hoje Pela Primeira Vez o Foguete FTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (03/08) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) irá lançar hoje pela primeira vez o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Duda Falcão


CLA Vai Lançar Hoje um Foguete

de Treinamento Intermediário


Operação denominada Fogtrein I 2010, desenvolvido pela

Avibrás em parceria com o Instituto de Estudos Avançados

(IEAV) da Aeronáutica, possibilitará a testagem de novos

sensores de temperatura do foguete e rotação do veículo


O Estado do Maranhão

03/08/2010


Douglas Júnior

O diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel, destaca os treinamentos no CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lança hoje, pela primeira vez, um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A operação, que poderá ocorrer no período da manhã, faz parte do projeto denominado Fogtrein I 2010, desenvolvido pela Avibrás em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEAV), da Aeronáutica. A mesma operação lançou, na semana passada, um Foguete de Treinamento Básico (FTB), considerado de pequeno porte.

O foguete intermediário tem mais de 5 metros de comprimento, atinge um apogeu de 60 mil metros e alcance de 90km. Além disso, tem três compartimentos, nos quais podem ser levados experimentos científicos. O tempo de vôo do foguete deve ficar em torno de quatro minutos.

Os foguetes da família Fogtrein estão sendo utilizados no treinamento dos centros de lançamento de Alcântara (CLA/MA) e Barreira do Inferno (CLBI/RN) e ainda serem exportados para os países que realizam lançamentos de veículos espaciais. Poderão ainda portar experimentos científicos para baixa altitude em sua carga útil, com capacidade de até 30 quilos de carga. “Esse lançamento vai nos permitir novos testes. Por enquanto, o grande foco será a telemetria e também a testagem de novos sensores de temperatura e rotação do veículo”, informou o diretor do CLA e coordenador- geral dos testes, tenente coronel-aviador Ricardo Rodrigues Rangel.

Para este ano, além do FTI está previsto o lançamento do VSB-30, um veículo suborbital de médio porte que integra o Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). A operação está prevista para ser realizada em outubro. O VSB-30 levará 10 experimentos científicos para serem testados em ambientes de microgravidade.


“alguns

Lançamentos

Agendados

neste ano e

no início de

2011, o FTI

Estará

Disponível

para portar

experimentos

em sua

carga útil”


Ricardo Rodrigues Rangel,

Diretor do CLA


O conjunto de operações que estão sendo realizadas no CLA integra uma rotina de treinamento de técnicos para preparar grandes lançamentos, representados, principalmente, pelo Cyclone-4, com previsão para 2011, e o Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja previsão é para o fim de 2012.

“Esses lançamentos movimentam as equipes e os sistemas do Centro. Não é possível se preparar para uma grande operação sem que aconteçam treinamentos importantes”, ressaltou o coronel Rangel.

Segurança - O lançamento previsto para hoje terá vários procedimentos de segurança, tanto para as equipes envolvidas como em relação aos impactos ambientais. Do ponto de vista ambiental, a operação ocorrerá sem qualquer dano, visto a mínima dispersão de poluentes na queima do combustível sólido que se encontra dentro das normas dos órgãos de meio ambiente.

Todas as medidas de segurança também são tomadas prevenindo qualquer hipótese de acidente, já que toda a área é interditadas, além dos sobrevôos de esclarecimento de área pela aeronave P-95 – Bandeirante Patrulha, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, Esquadrão Netuno. A Operação Fogtrein I 2010 conta ainda com apoio de equipe de resgate e salvamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Falcão, equipados com os helicópteros UH-1H.

Mais

No dia 26 de julho, foi realizado, com sucesso, o lançamento do foguete de Treinamento Básico (FTB). "O foguete atingiu seu apogeu a 31.942 metros do solo, com 166 segundos de vôo até o impacto a 13,2 quilômetros da costa, em alto mar" afirmou o diretor do CLA, Ricardo Rodrigues Rangel.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 03/08/2010

Comentário: Pois é leitor, é o primeiro vôo de qualificação desse foguete que chega em boa hora para a comunidade científica, mas ainda incapaz de cumprir os objetivos do “Programa Microgravidade” da AEB, já que o mesmo (corrijam-me se estiver errado) não alcança o ambiente de microgravidade. De qualquer forma é um alento para experimentos da comunidade que possam ser testados na altitude que o foguete alcança, já que como o mesmo é um foguete de treinamento terá uma provável freqüência grande de vôos. Bem diferente do que vem ocorrendo com o VSB-30 que atende o Programa Microgravidade da AEB, pelo menos no Brasil. Vale lembrar que uma versão mais avançada dessa família de foguetes de treinamento (Foguete de Treinamento Avançado – FTA), deverá estar disponível a partir de 2012, permitindo assim a comunidade científica o acesso ao ambiente de microgravidade com mais freqüência. Agradeço ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio da matéria.

Comentários