CLA Conclui Operação Fontrein I - 2010

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (04/08) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou ontem o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) finalizando assim a “Operação Fogtrein I - 2010”.

Duda Falcão

CLA Conclui Operação Lançando

mais um Foguete de Treinamento

Lançamento do veículo FTI, desenvolvido pela empresa Avibrás,

aconteceu às 12h25 de ontem no Centro de Lançamento de Alcântara;
na ocasião, foram testados 92 procedimentos e o desempenho
do foguete, que está em fase de certificação

Bruna Castelo Branco
O Estado do Maranhão
04/08/2010

Douglas Júnior

O foguete construído com tecnologia brasileira foi lançado ontem e a operação considerada bem-sucedida

ALCÂNTARA – Mesmo com algumas paralisações de atividades por causa do mau tempo, foi lançado, às 12h25 de ontem, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), com o objetivo de testar o desempenho do veículo brasileiro, que está em fase de certificação. Com o FTI, foram encerradas as atividades da operação FogTrein 2010, que realizou na semana passada o lançamento de um foguete de treinamento, considerado de nível básico ou de pequeno porte.


A operação realizada ontem foi iniciada às 5h40 da manhã. Antes do acionamento do foguete, foram testados 92 procedimentos, envolvendo sistema de telemetria, meteorologia e segurança. Inicialmente, o lançamento deveria ter acontecido às 11h30, mas sofreu um atraso de uma hora devido a uma forte chuva e pelo fato de uma embarcação estar localizada próximo à área de segurança.


De acordo com o CLA, a paralisação por causa da chuva foi apenas uma medida para não prejudicar a visualização do foguete, pois mesmo com o mau tempo existiam condições favoráveis ao lançamento. "Como o nosso objetivo era verificar o desempenho do foguete, a chuva poderia atrapalhar a visualização. Precisávamos de todas as imagens para a certificação", explicou o diretor do CLA e comandante-geral da Operação FogTrein, coronel Ricardo Rodrigues.


Resultados - O foguete lançado ontem atingiu um apogeu de 38.167 metros, uma distância de 53.999 metros e um tempo de vôo de 3m13s. A operação foi considerada bem-sucedida, pois foi possível avaliar o desempenho do foguete e identificar pontos que necessitam de correção.


Segundo Ricardo Rangel, do ponto de vista de avaliação a atividade foi considerada excelente, tendo garantido o teste dos radares de telemetria e os sistemas ligados e o compartimento de carga útil do foguete. O único procedimento que não saiu como esperado foi o desempenho do motor, que se mostrou abaixo da média esperada, cumprindo 63% da eficácia em sua trajetória. Inicialmente, a trajetória prevista era de 60 metros de altitude, mas, pelo baixo desempenho do motor, chegou a um apogeu de 38.167 metros. "A intenção do lançamento foi testar o foguete. A partir daí, faremos um estudo mais detalhado do motor. Porém, não há nada que preocupe o projeto, que é considerado consolidado", frisou o diretor do CLA.


Uma nova avaliação do desempenho do motor poderá ser feita no próximo mês, quando o Centro de Lançamento de Alcântara realizará mais dois lançamentos de foguetes, sendo um foguete básico e outro intermediário. O calendário da próxima operação deverá ser iniciado no dia 3 de setembro. Para Ricardo Rangel, esses lançamentos, além de certificar o protótipo brasileiro desenvolvido pela empresa Avibrás, deixam o CLA em uma posição mais confortável para entrar no mercado internacional de tecnologia aeroespacial.


“Eu diria que

as operações

não só

melhoram a

imagem do

Centro como

o do Brasil no

nível de

tecnologia

aeroespacial"


Ricardo Rangel, diretor do CLA


"Sem dúvida, o desenvolvimento dessas operações demonstram uma competência muito alta para o Centro de Lançamento de Alcântara e isso nos deixa mais confortável para enfrentar o mercado competitivo", frisou.


Até o próximo ano, será feito o lançamento de um foguete intermediário levando experimento em carga útil. O experimento será conectado a um sistema de telemetria que enviará dados sobre o desempenho desse compartimento do protótipo que possui capacidade para levar até 30 kg de carga útil, mas o procedimento nunca foi testado no CLA. "Até o ano que vem, efetuaremos o lançamento com carga útil e paralelo a certificação do FTI estaremos envolvidos no projeto Cyclone e também do VLS. Quanto à família de foguete de treinamento, faremos ainda lançamento de um veículo de nível avançado", adiantou



Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 04/08/2010


Comentário: Apesar da falha do motor que realmente não deve preocupar, esse foguete chega em bom momento e espero que seja usado em benefício do programa espacial brasileiro com inteligência. Fico feliz de notar a volta da competente jornalista maranhense Bruna Castelo Branco que nós trás como sempre uma excelente matéria de Alcântara e a parabenizo-a. Segundo essa matéria, teremos ainda uma outra operação de lançamento no início do mês que vêm, antes da esperada “Operação Maracati II”, que estava prevista para acontecer em outubro, operação essa que será realizada com o lançamento de um foguete americano Improved Orion e com o lançamento do foguete VSB-30 com experimentos do “Programa Microgravidade” da AEB. Vale lembrar que essa operação é aguardada pela comunidade científica desde o lançamento do 3º AO (Anuncio de Oportunidade) em 21/11/2006, ou seja, há quase quatro anos, o que é realmente um absurdo. Agradeço uma vez mais ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários