6º Encontro de Iniciação Científica (ENIC)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (04/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realizou com sucesso o 6º Encontro de Iniciação Científica (ENIC).

Duda Falcão


Evento de Iniciação Científica no IAE Contribui

para o Desenvolvimento Científico Aeroespacial


04/08/2010


O IAE realiza, neste 04 de agosto, o 6º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), evento em que projetos do setor aeroespacial, desenvolvidos por bolsistas de Instituições de Ensino Superior do Vale do Paraíba, são apresentados ao público interno e convidados.

As bolsas, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do IAE, oferecem aos alunos a oportunidade de se preparar para o ingresso no mestrado e doutorado, bem como de se aprofundar nas áreas de atuação do instituto.

Orientados por pesquisadores qualificados, os estudantes se especializam em áreas especificas como Ciências Atmosféricas, Eletrônica, Integração e Ensaios, Materiais, Mecânica, Propulsão Líquida, Química, Sistemas Aeronáuticos, Sistemas Bélicos, Sistemas Espaciais e Gestão, nas diversas Divisões do IAE. Os trabalhos foram desenvolvidos de agosto de 2009 a julho de 2010.

Além da aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, os alunos são estimulados a criar e pensar cientificamente ao se defrontar diretamente com os problemas de pesquisa. Esse é um trabalho que também contribui, em muito, para a formação de recursos humanos para a pesquisa científica na área.

O evento incluiu palestra sobre o tema científico, logo após à abertura, proferida pelo diretor do IAE, brigadeiro Pantoja. Intitulada “Do senso comum ao conhecimento científico”, essa apresentação foi seguida pela do doutor Rogério Pirk, da Divisão de Integração e Ensaios (AIE), responsável por acompanhar a evolução dos trabalhos de consolidação da Pós-Graduação no IAE.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários