10º Encontro Regional do Ensino da Astronomia (EREA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/08) no site “Pantanal News” destacando que o "10º Encontro Regional do Ensino da Astronomia (EREA)" acontecerá pela primeira vez no Centro-Oeste, em Campo Grande (MS).

Duda Falcão

Eventos


Encontro Regional do Ensino da Astronomia acontece

pela primeira vez no Centro-Oeste, em Campo Grande


Por Redação Pantanal News

Fabio Pellegrini (Notícias MS)

05/08/2010 - 10h29


Edemir Rodrigues


Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta quarta-feira (4) uma reunião na Secretaria de Estado de Educação (SED), com o objetivo de estabelecer parcerias para a realização do 10º Encontro Regional do Ensino da Astronomia (Erea), que será realizado pela primeira vez no Centro-Oeste. Participaram os professores do Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Rodolfo Langhi e Hamilton Perez, a secretária do evento, Lílian Rezende, o técnico em Física da SED, Davi de Oliveira Santos e a gestora do Ensino Médio da SED, Márcia Proescholdt Wilheenos.

O Erea é um evento realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia com a finalidade de divulgação e ensino da astronomia nas escolas. O público alvo do evento são os professores (de várias disciplinas) das escolas públicas, a quem será divulgada a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia, tendo como objetivo, maior interação dos alunos do ensino fundamental e ensino médio com essas matérias.

Durante o encontro, que acontece em outubro em Campo Grande (MS), no Memorial da Cultura, serão realizadas palestras, oficinas, exposições de astronomia e astronáutica, observações astronômicas, oficinas de montagens de foguetes. Serão também realizadas outras atividades voltadas à inovação no ensino de astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia.

Para o professor Hamilton, a astronomia pode ser um veículo para apresentar a ciência de forma interdisciplinar. “A astronomia é a mãe de todas as ciências, desperta muito interesse nos alunos para a busca e pesquisa do conhecimento. Quando levamos telescópios para as escolas, observamos o interesse dos alunos. Em Bonito, foram levados telescópios para o público [do Festival de Inverno] observar o céu. Foi um evento sem nenhum caráter científico, mas a atratividade que exerceu sobre as pessoas foi enorme. Chamar a juventude para a ciência é urgente”.

Durante a reunião, os professores da UFMS deixaram com a gestora de Ensino Médio da SED um galileoscópio (luneta utilizada na época de galileu) e dois livros sobre astronomia que vão ser distribuídos durante o evento. “Cada escola participante receberá um galileoscópio, para as atividades com os alunos. O objetivo é instrumentalizar o professor para trabalhar com astronomia”, afirma Rodolfo.

O evento também terá espaço aberto para os professores que quiserem expor trabalhos por meio de pôsteres. Serão disponibilizadas esferas celestes (poliedros) com as 88 constelações e seus nomes durante a oficina de construção de maquetes.

A inscrição poderá ser feita pela internet, em site do evento que será divulgado na semana que vem. No local e data do evento, os inscritos deverão entregar 1 kg de alimento não perecível.

A SED vai colaborar com a divulgação do evento aos professores das escolas estaduais. Os professores da UFMS buscam apoio junto aos órgãos de fomento à ciência e tecnologia para canalizarem verbas para a realização do evento e também buscam apoio para garantir a presença do astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro em missão (Centenário) da Agência Espacial Brasileira na órbita da Terra.

Mais informações sobre o Encontro Regional do Ensino da Astronomia podem ser obtidas pelo e-mail: astronomia.erea@gmail.com .


Fonte: Site Pantanal News http://www.pantanalnew.com.br

Comentários