quarta-feira, 21 de julho de 2010

Túnel Transônico Finaliza Projetos da Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/07) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o Túnel Transônico do instituto vai finalizar ainda este ano dois projetos da área espacial.

Duda Falcão


Túnel Transônico do IAE Finaliza

Projetos da Área Espacial


20/07/2010

O Túnel Transônico Piloto (TTP) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) finaliza, este ano, dois projetos voltados à área espacial, visando à realização de campanhas de ensaios dos veículos de sondagem de microgravidade desenvolvidos pelo instituto. Os trabalhos foram iniciados em 2008 e utilizam recursos da AEB destinados às Tecnologias Associadas ao VLS.

O desenvolvimento do projeto “Realização de Ensaios do VS-30 no Túnel Transônico Piloto do IAE” possibilitou diversos aprimoramentos nos sistemas do túnel, como a aquisição de equipamentos para auxílio nos ensaios, revisões em alguns de seus principais componentes, além da obtenção de importantes resultados técnicos.

A campanha, que teve por objetivo a obtenção de conhecimento de ensaios com veículos de sondagem visando a atender aos futuros projetos, possibilita ao TTP desenvolver, em breve, uma primeira garganta supersônica para permitir ensaios supersônicos com número de Mach 1,3, estendendo a capacidade de ensaios do túnel.

O veículo de sondagem Sonda III completo, em escala 1:20, foi montado na seção de testes do túnel localizado na Divisão de Aerodinâmica (ALA) do IAE. Os pesquisadores da ALA obtiveram resultados significativos, dentre eles, a determinação de esforços aerodinâmicos e distribuição de pressão sobre a superfície do modelo para várias configurações e atitudes. O modelo foi ensaiado em toda a faixa de velocidades disponível, desde o baixo subsônico até o escoamento transônico com número de Mach 1,0.

O segundo projeto desenvolvido pelos pesquisadores possibilitou o desenvolvimento de uma técnica inovadora e avançada. No trabalho “Implantação da Técnica Pressure Sensitive Paint no Túnel Transônico Piloto da ALA para Realização de Ensaios em Modelos de Veículos de Sondagem”, a técnica PSP, além de não intrusiva, permitiu a obtenção de medidas sobre superfícies complexas, simplificando em muito os ensaios tradicionais baseados unicamente em tomadas de pressão com passagem de tubulações pelo interior do modelo.

O PSP permite a medição da distribuição de pressões sobre a superfície dos modelos ensaiados utilizando uma fonte emissora de luz e uma câmara especial que obtém imagens representativas dos gradientes de pressão sobre a superfície.

Os principais resultados obtidos nas regiões da ogiva e nas aletas do segundo estágio do Sonda III são indicados nas figuras 3 e 4. A potencialidade e a excelente precisão dessa nova técnica podem ser analisadas no gráfico presente na figura 4, o qual demonstra a distribuição da pressão ao longo da linha traçada na figura.

As campanhas de ensaio na ALA prosseguem, agora com novas configurações dos modelos do segundo estágio e completo do Sonda III e do VS-40, levando a equipe técnica do TTP rumo ao cumprimento de seus objetivos – desenvolver, progressivamente, a capacitação necessária para a realização de diversos tipos de ensaios com os modelos dos veículos projetados pelo IAE.

Figuras…


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, o IAE segue desenvolvendo os seus projetos na medida do possível devido à falta de recursos financeiros e principalmente humanos adequados. Paralelamente para o blog aumenta a expectativa quanto ao futuro do programa espacial com o fim do governo Lula. Infelizmente temos poucas esperanças de que o próximo presidente venha realizar as modificações necessárias na Política Espacial Brasileira (colocar ordem na casa), tão importante para o desenvolvimento desse crucial programa para o país. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário