Projeto NextLuar - Quem se Habilita?

Olá leitor!

Tenho sido desde ontem abordado via e-mail por um leitor com o pseudônimo “Prisionair” (creio que o nome dele seja Emerson) que teve a iniciativa e a ousadia de propor a criação de uma equipe brasileira para participar do “Google Lunar X Prize”, depois de ter lido uma postagem do blog incentivando os pesquisadores brasileiros a se posicionarem sobre essa possibilidade. (veja a nota O Google Lunar X Prize - Cadê Nois Brasil?).

Para tanto esse leitor criou um blog (http://nextluar.blogspot.com/) visando formar uma equipe de interessados (pesquisadores como ele, acredito eu) em torno de um projeto que ele intitulou de “Projeto NextLuar”.

Confesso que não acredito que tenha ainda tempo hábil para a realização desse projeto (já que o prazo da competição parece finalizar em 2012), ou mesmo de ainda ser possível a inscrição de uma equipe na competição, porém não poderia deixar de incentivar iniciativas com essa, mesmo que tardia, pois é de pessoas como esse leitor que o PEB precisa, gente de ação e de pouco conversa.

Assim sendo, convido aos pesquisadores que tenha pelo menos interesse em analisar essa proposta que entrem em contato com o seu autor pelo e-mail: prisionair@gmail.com e busquem por maiores informações.

Pelo que pude apurar já ouve um contato feito pelo tecnólogo em automação industrial, Jonatas Coelho, que demonstrou grande interesse em fazer parte do desenvolvimento deste projeto. Vale lembrar que já existe um brasileiro (um gaúcho) participando dessa competição através de uma equipe baseada em Berlim. (veja a nota Jovens Promissores - Engenharia da Computação)

Abaixo segue na íntegra um esboço da proposta do projeto apresentado pelo leitor “Prisionair/Emerson”.

Duda Falcão

GOOGLE LUNAR X PRIZE BRASIL

Projeto NextLuar (fase de teste)

A idéia a seguir é “open source” e portanto, não tem qualquer restrição de direitos autorais, a intenção é estimular a criatividade de outros compatriotas para que enfrentem esse desafio. Estarei à disposição para qualquer esclarecimento. (prisionair@gmail.com)

Eu tenho uma idéia “open source” mas precisaria de "partners" mais competentes do que eu, não sei onde posso encontrá-los, lanço a idéia e aguardo contatos para informações mais detalhadas.

O Objetivo:

Demonstrar a capacidade brasileira de enfrentar e desafios (Verás que um filho teu não foge à luta) consolidar a nossa criatividade em superar obstáculos aparentemente intransponíveis, divulgar o espírito empreendedor da iniciativa privada nacional, contribuir ao progresso tecnológico e desenvolvimento intelectual da humanidade.

O Projeto:

1- Estudo fatibilidade técnica e financeira (Soluções criativas ou predeterminadas)

2- Captação de recursos privados (Sponsor)

3- Desenvolvimento do mini-rover (sonda)

4- Veiculo de lançamento a três estágios. (Solução criativa nacional ou aquela oferecida pela "Lunar X PRIZE".

A Equipe:

Assim como qualquer competição o "Google Lunar X PRIZE" requer dedicação e união em torno ao mesmo objetivo para que a vitória seja alcançada com menor tempo e menor custo, e para isso precisamos de conhecimento teóricos e métodos práticos ao menos como base de desenvolvimento, no atual patamar tecnológico a comunicação por via telemática pode ser utilizada durante as primeiras etapas do projeto deixando para a etapa final a reunião física dos membros.

Os Membros:

a) Engenheiro eletrônico

b) Astrofísico

c) Programador

d) Engenheiro aeronáutico

Concluindo:

Esse é apenas um esboço da idéia, assim espero ter estimulado algum compatriota a participar dessa competição, espero receber alguma mensagem para dar o primeiro passo do projeto (ver o item 1) e começar a trocar informações a respeito

Comentários