Programa de Clima Espacial do INPE Reformula Portal


Olá leitor!


Segue abaixo uma nota postada hoje (12/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o "Programa de Clima Espacial" do instituto reformula portal na internet.


Duda Falcão


Programa de Clima Espacial do INPE

Reformula Portal na Internet


12/07/2010


O portal EMBRACE (Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de ganhar glossário e nova interface para facilitar a interação com os usuários. Entre as funcionalidades, destacam-se as imagens impressionantes da atividade solar atualizadas em tempo quase real. O endereço do portal é: www.inpe.br/climaespacial


Por meio do EMBRACE, o INPE busca o melhor entendimento sobre os processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes, monitorando parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e da mesosfera. Nestes ambientes espaciais podem ocorrer fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites de posicionamento, como o GPS, entre outras conseqüências.


A reformulação do portal EMBRACE prevê, para breve, a conexão com redes sociais como o Twitter e uma nova seção que trará notícias sobre o programa e relacionadas às ciências espaciais.


Minicurso na SBPC Jovem


Durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 25 a 30 de julho em Natal, o Programa EMBRACE promoverá minicurso dirigido a estudantes e público em geral no âmbito da programação da SBPC Jovem.


Ao levantar a questão “Previsão do Clima Espacial: O que temos a ver com isso?", o pesquisador Clezio Marcos De Nardin, do INPE, mostrará aos participantes do minicurso como são investigados os fenômenos que ocorrem no Sol e os seus efeitos no ambiente terrestre.


Informações sobre os minicursos da SBPC Jovem: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/sbpc/jovem/programacao_minicursos.php


Visita ao INMet


No dia 7 de julho, membros do Conselho do EMBRACE visitaram as instalações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), em Brasília, a fim de discutir a inserção dos programas de Clima Espacial no contexto da Organização Mundial de Meteorologia.


"Já realizei diversas visitas aos mais variados centros de pesquisa e monitoramento de natureza correlata com o EMBRACE no mundo, com o intuito de melhor aplicar os recursos disponíveis ao nosso programa, e, dentre todas as localidades visitadas, o INMet foi quem apresentou as melhores condições”, declarou o Dr. Clezio Marcos De Nardin, da Divisão de Aeronomia (DAE) do INPE.


Também participaram da visita os seguintes pesquisadores do INPE: Dr. Hisao Takahashi, da DAE; Dr. José Demísio Simões, do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC); Dr. Joaquim E. R. Costa, da Divisão de Astrofísica (DAS); e Dr. Luiz Sapucci, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários