Sergio Rezende Visita Estante Espacial na ExpoT&C

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (26/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o ministro Sergio Rezende visitou hoje o estande espacial na ExpoT&C após a solenidade de abertura dessa exposição que esta acontecendo simultaneamente à Semana Nacional para o Progresso da Ciência (SBPC).

Duda Falcão


Ministro Sergio Rezende Visita

Estande Espacial na ExpoT&C


CCS/AEB

26-07-2010


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, abriu nesta segunda-feira (26) a Expot&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia - evento simultâneo à Semana Nacional para o Progresso da Ciência (SBPC). O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, esteve presente e, após a abertura, mostrou ao ministro o estande do Programa Espacial Brasileiro - composto pela AEB, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela binacional Alcantara Cyclone Space (ACS) - na ExpoT&C.

No estande, o ministro pode ver as maquetes do Veículo Lançador de Satélite (VLS) e do lançador de satélites Cyclone-4; spin-offs (expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor) do Programa Espacial Brasileiro; maquete do Satélite Sino-Brasileiro (CBERS) e um tapete da cidade de Natal feito com o mosaico de imagens captadas pelo CBERS. “Mostrei ao ministro as realizações de nosso programa espacial. Ele está interessado em continuar investindo na atividade. Sergio Rezende é a pessoa que mais fez Programa Espacial Brasileiro nos últimos anos”, disse Ganem.

SBPC Jovem - Após recepcionar o ministro, Carlos Ganem visitou o estande do programa AEB Escola na SBPC Jovem - evento com programação voltada para estudantes da rede de ensino básica. Este ano, estão expostos os livros “Fronteira Espacial” (partes 1 e 2) e “Mudanças Climáticas” - volumes 11, 12 e 13 da coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC,) e os experimentos sugeridos no livro.

“O Programa AEB Escola é parte fundamental no gene que vai garantir os novos profissionais necessários para o futuro do Programa Espacial Brasileiro”, afirmou Ganem. O presidente lembrou, ainda, que o evento possibilita um contato com a atividade espacial e incentiva as pessoas a quererem conhecer mais sobre o programa e, quem sabe, a participarem dele.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Não se pode negar a grande contribuição que o ministro Sergio Rezende realizou e vem realizando no setor de Ciência e Tecnologia no país. No entanto, a sua contribuição para o Programa Espacial Brasileiro deixou muito a desejar, apesar do que diz o presidente da AEB Carlos Ganem. Não que não seja certa a avaliação feita pelo senhor Carlos Ganem em relação à contribuição do ministro para o PEB, mas acontece que o desempenho do ministro foi nada mais, nada menos, que o melhor entre os piores. Na realidade leitor, não houve nenhuma ação concreta do ministro, ou do presidente, ou do congresso ou de quem quer que seja, para mudar essa situação que trava há anos o desenvolvimento do programa espacial e isso num período de quase 8 anos de governo Lula. Foram sim, tomadas algumas ações paliativas e mesmo assim a partir de 2008, quando assumiu o senhor Carlos Ganem a presidência da AEB. Portanto, essas amabilidades ao ministro Sergio Rezende é só confete político e nada mais.

Comentários