Livro Mudanças Climáticas é Lançado na SBPC

Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia postada hoje (30/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o programa “AEB Escola” da agência lançou ontem (29/07), no estande do programa, o “Livro Mudanças Climáticas” - volume 13 da Coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC), durante a realização da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Duda Falcão

Livro Mudanças Climáticas
é Lançado na SBPC

CCS/AEB
30-07-2010

Foi lançado, no dia 29 de julho, no estande do programa AEB Escola – da Agência Espacial Brasileira (AEB) -, na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal (RN), o livro Mudanças Climáticas – volume 13 da Coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC). A publicação é resultado de uma parceria entre a AEB e o MEC. Estiveram presentes no evento um dos autores do livro, Neilton Fidelis; o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Belchior de Oliveira Rocha.
A publicação traz ao professor uma ampla gama de conhecimentos científicos sobre o aquecimento global e suas repercussões sociais, ambientais e econômicas. Segundo Neilton, o objetivo maior é auxiliar a compreensão do fenômeno da intensificação do efeito estufa devido às atividades humanas, aprofundar o conhecimento de sua base científica, discutindo suas causas e efeitos, além de mitigações possíveis.
O livro já havia sido lançado, em Brasília, no dia 8 de julho, em cerimônia na AEB, com a participação dos ministros do MEC, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. No entanto, por ter nascido em Natal e ser professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Neilton achou importante lançar o livro, também, na cidade. “Além do mais, não há espaço mais propício para a divulgação do tema do que a SBPC. Professores e alunos de todos os estados circulam pelo evento”, completou.
Além de Neilton Fidelis, são autores do livro, o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Gilvan Sampaio e a da empresa de Pesquisa Energética Rachel Martins. A publicação conta, ainda, funcionária com colaboradores de diversos institutos, universidades e centros de pesquisa.
Após a cerimônia de lançamento, os presentes receberam os três volumes lançados pela AEB, em parceria com o MEC. Os outros dois tratam sobre Astronomia e Astronáutica (volumes 11 e 12 da Coleção Explorando o Ensino do MEC).


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Muito bom pena que a AEB não demonstra ter a mesma competência que tem com o programa “AEB Escola” com os outros dois programas por ela coordenados, ou seja, o programa UNIESPAÇO e o programa MICROGRAVIDADE. Gostaria até de adquirir essa coleção, mais pelo visto a mesma só estará disponível para as escolas públicas.

Comentários