INPE Participa da 62ª Reunião Anual da SBPC

Olá Leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando a programação da participação do instituto na 62ª Reunião Anual da SBPC em Natal.

Duda Falcão


INPE Participa da 62ª Reunião Anual da SBPC em Natal

23/07/2010

As conseqüências das mudanças climáticas para o Nordeste brasileiro, o monitoramento atmosférico e oceânico e estudos astrofísicos são alguns dos temas de apresentações de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Natal a partir deste domingo.

De 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a SBPC promove uma extensa programação de conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

A edição deste ano apresenta como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro” e realiza ainda, simultaneamente à programação científica, a SBPC Jovem, voltada para estudantes, e a EXPOT&C, uma mostra de projetos de ciência e tecnologia.

EXPOT&C

O INPE estará no estande Espacial, junto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Alcântara Cyclone Space (ACS), onde haverá uma maquete do CBERS, satélite de sensoriamento remoto desenvolvido e produzido em parceria pelo Brasil e China. As imagens de satélite são usadas no monitoramento do desmatamento, de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo e em educação, entre outras aplicações. Neste estande, o público poderá caminhar sobre uma grande imagem da cidade de Natal, registrada pelo satélite CBERS.

O INPE terá no estande sistemas interativos para mostrar aos visitantes como funciona o satélite e, ainda, como a cobertura vegetal no Brasil sofrerá alterações em função do aumento da temperatura e do nível de chuvas. Também distribuirá cartilhas sobre mudanças climáticas e cartelas com a imagem de satélite do Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Confira alguns destaques da participação de pesquisadores do INPE durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC):

Segunda-feira, 26

10h30 às 12h

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O NORDESTE BRASILEIRO

Escola de C&T - Anfiteatro A

Conferencista: Paulo Nobre (INPE)

Apresentador: Arthur Mattos (UFRN)


Terça-feira, 27

10h30 às 12h

EXOPLANETOLOGIA

SAB

Anfiteatro B do CCET

Conferencista: José Renan de Medeiros (UFRN)

Apresentador: João Braga (INPE)


MESA-REDONDA

Segunda-feira, 26

15h30 às 18h

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: MITIGAÇÃO, MIGRAÇÃO E ADAPTAÇÃO

SBMet

Escola de C&T - Anfiteatro D

Coordenador: Jose Antonio Marengo Orsini (INPE)

Participantes: Alisson Flávio Barbieri (UFMG), Dimitri Fazito de Almeida Rezende (UFMG) e Reinaldo Antônio Petta (UFRN)


Quinta-feira, 29

DIFERENTES OLHARES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PESQUEIRAS: INTERFACES ENTRE OS SABERES CIENTÍFICOS E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS

ABA

Escola de C&T - Sala 2

Coordenador: Ronaldo Lobão (UFF)

Participantes: Eduardo Tavares Paes (INPE) e Beatrice Padovani Ferreira (UFPE)


ENCONTRO

Segunda-feira, 26

18h às 20h

CIÊNCIAS DO MAR COMO EIXO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Escola de C&T - Anfiteatro D

Coordenador: Paulo Nobre (INPE)


SIMPÓSIO

Sexta-feira, 30

15h30 às 18h

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAS

Escola de C&T - Anfiteatro F

Coordenador: Ricardo Farias do Amaral (UFRN)

Participantes: Beatrice Padovani Ferreira (UFPE), Ricardo J. Soavinski (ICMBio) e Douglas Francisco Marcolino Gherardi (INPE)


SISTEMAS DE MONITORAMENTO OCEÂNICOS E CLIMÁTICOS; ASSIMILAÇÃO DE DADOS EM MODELOS OCEÂNICOS

Anfiteatro A do CCET

Coordenador: Ilana Wainer (USP)

Participantes: Domingos Fernandes Urbano Neto (INPE) e Clemente Augusto Souza Tanajura (UFBA)


MINICURSOS

27 a 30, das 8h às 10h

MC-01 - GRAVITAÇAO, COSMOLOGIA E ASTROBIOLOGIA

SAB

Setor de Aulas II - Sala A-1

Responsáveis: Jaime Fernando Villas da Rocha (UNIRIO) e João Braga (INPE)
Ementa: Física Aristotélica, Revolução Galilaica, Física Newtoniana, Corpos Escuros em Física Newtoniana, Paradoxo de Olbers, o Grande Debate, Lei de Hubble, Noções de Relatividade Restrita e Geral, Modelos Cosmológicos, Energia e Matéria escura, Noções de Astrofísica Observacional, Evolução Estelar, Buracos Negros, Alternativas a Buracos Negros. Astrobiologia: as especificidades da Terra como um planeta que contem vida e os passos astronômicos necessários para a constituição de vida complexa na Terra.


MC-11 - INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS CLIMÁTICAS: A ATMOSFERA E OS OCEANOS
SBMet
Setor de Aulas II - Sala D-1
Responsáveis: Paulo Nobre (INPE) e João Antônio Lorenzzetti (INPE)
Ementa: Conceitos Básicos. Sistemas Termodinâmicos. Introdução ao Sistema Climático. Atmosfera e Clima. Oceanos e Clima. Nuvens e Aerosóis. O Balanço da Radiação. Transferência de Radiação. Interação Terra-Atmosfera. Interação Oceano-Atmosfera. O Ciclo Hidrológico. Entropia no Sistema Climático. Modelos de Clima e Previsões. Princípios Físicos da Simulação Numérica do Clima.


MC-13 - QUÍMICA DA ATMOSFERA E DOS OCEANOS

SBMet

Setor de Aulas II - Sala D-3

Responsáveis: Neusa Maria Paes Leme (INPE) e Karla Maria Longo de Freitas (INPE)

Ementa: Introdução à Química da Atmosfera. Processos Químicos e Fotoquimicos. Aerossóis. Poluentes Atmosféricos. Processos de Remoção de Poluentes da Atmosfera. Ciclo da Água. Ciclo do Carbono. Ciclo do Nitrogênio. Ciclo do Enxofre. Medições de CO2. Ozônio. Radiação na Atmosfera. O Papel e a Presença de Ozônio na Atmosfera. Avaliação de Impactos Ambientais.


SBPC JOVEM

Dia 27 - Terça-feira

(MC-16) Geotecnologia no estudo do meio ambiente
Descrição: Neste minicurso será mostrado que o sensoriamento remoto constitui-se em importante ferramenta para promover a integração de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio: Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática e suas tecnologias. Essa tecnologia espacial permite uma leitura da realidade física e humana que os mapas usualmente utilizados pelos estudantes não são capazes de proporcionar. A proficiência em ciência e tecnologia é condição indispensável para a inserção do estudante no mundo do conhecimento e no mundo produtivo da sociedade brasileira contemporânea.

Responsáveis: Elisabete Caria de Moraes (Inpe e Agência Espacial Brasileira - Programa AEB Escola – AEB) e Claudete Nogueira da Silva (Agência Espacial Brasileira – AEB).
Bloco B - Sala 2 – Manhã

Dia 29 - Quinta-feira

(MC-33): Clima Espacial
Descrição: Este minicurso tentará ajudar os ouvintes a responder à seguinte pergunta: "Previsão do Clima Espacial: O que temos a ver com isso?". Para isso, vamos investigar os fenômenos que ocorrem no Sol e os seus efeitos no ambiente terrestre.


Responsável: Clézio Marcos de Nardin (Inpe - AEB Escola – AEB).
Bloco B - Sala 1 – Manhã


Mais informações e a programação completa da 62ª Reunião Anual da SBPC no site www.sbpcnet.org.br/natal


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários